Tudo começou com o lançamento do primeiro X6 pela BMW. Com a criação do gênero "SUV-cupê" começamos a ver uma enxurrada de modelos desse tipo chegando ao mercado, de modelos extremamente caros e luxuosos até carros menos caros, como o Fiat Fastback. A Audi, uma das marcas mais importantes nessa categoria, apresentou o novo Q6 E-Tron Sportback no Salão do Automóvel de Paris.
Como você pode imaginar, a versão mais estilosa do Q6 E-Tron tem uma silhueta bem semelhante à do Porsche Macan. Graças à designação Sportback, o modelo com teto mais inclinado conseguiu reduzir o coeficiente aerodinâmico de 0,28 para 0,26.
O Sportback é 37 mm mais baixo do que o SUV normal. Consequentemente, o carro também oferece menos espaço no porta-malas. Com 511 a 1.373 litros, o SUV cupê está mais ou menos no mesmo nível do Audi A6 Sportback (502 a 1.330 litros). Como no Q6 e-tron normal, há também um porta-malas frontal de 64 litros.
Comprimento | Largura máxima | Altura máxima | Porta-malas | |
Q6 e-tron | 4.771 mm | 1.965 mm | 1.702 mm | 526-1.529 litros |
Q6 Sportback e-tron | 4.771 mm | 1.965 mm | 1.665 mm | 511-1.373 litros |
A linha do teto inclinada proporciona uma caimento lateral muito mais esportivo. O modelo parece um cupê mais alto e ligeiramente alargado. Em comparação com o Q6 e-tron tradicional, toda a linha do teto foi alterada da coluna A para cima.
Audi Q6 e-tron
Audi Q6 Sportback e-tron
As janelas laterais traseiras não são tão angulares como no Q6 normal, mas terminam em um ângulo agudo, mas ligeiramente arredondado. A janela traseira plana termina em uma borda destacável na qual a terceira luz de freio está integrada.
Na frente, pequenas diferenças. A grade (completamente fechada, mas visualmente pontuada por orifícios) e as luzes diurnas posicionadas em posição elevada são características, enquanto na parte inferior do para-choque há mais ângulos pronunciados no modelo Sportback.
Assim como na versão tradicional, a base técnica é a Plataforma Elétrica Premium (PPE), na qual também se baseiam suas versões Porsche (Macan) e o Audi A6 e-tron. Portanto, o carro tem uma arquitetura de 800 volts. Assim como no Q6 e-tron normal, há também quatro combinações de motor e bateria para o Sportback, incluindo dois modelos com tração integral e dois com tração traseira:
Audi Q6 Sportback e-tron |
Desempenho do Audi Q6 Sportback e-tron |
Audi Q6 Sportback e-tron quattro |
Audi SQ6 Sportback e-tron |
|
Sistema de acionamento | Tração traseira 185 kW (251 cv) | Tração traseira 225 kW (306 cv) | AWD 285 kW (387 cv) | AWD 360 kW (489 cv) |
0-100 km/h com controle de lançamento | 7,0 seg. | 6,6 seg. | 5,9 seg. | 4,3 seg. |
Velocidade máxima | 210 km/h | 210 km/h | 210 km/h | 230 km/h |
Consumo WLTP | 15,6-17,7 kWh | 16,1-18,3 kWh | 16,6-18,9 kWh | 17,2-18,0 kWh |
Bateria usável | 75,8 kWh | 94,9 kWh | 94,9 kWh | 94,9 kWh |
Autonomia WLTP | 545 km | 656 km | 636 km | 607 km |
Potência de carregamento AC/DC | 11/225 kW | 11/260 kW | 11/270 kW | 11/270 kW |
Tempo de carregamento CC (10-80%) |
21 minutos | 22 min | 21 min | 21 min |
Velocidade de carregamento CC | 2,5 kWh/min | 3,0 kWh/min | 3,0 kWh/min | 3,0 kWh/min |
Preço base | 65.900 euros | 71.200 euros | 77.100 euros | 96.200 euros |
Assim como o Q6 e-tron normal, a versão básica tem uma bateria com 83,0 kWh brutos e 75,8 kWh líquidos para uma autonomia de cerca de 550 km - ou seja, 100 km a menos do que as outras versões, que têm 100,0 kWh brutos e 94,9 kWh líquidos. Isso resulta em uma velocidade de carregamento de 2,5 kWh/min com bateria entre 10 a 80% - tão rápido quanto alguns modelos de 400 volts, como o Mercedes EQS ou o Polestar 3.
Aparentemente, os dois módulos centrais foram omitidos da bateria pequena
A bateria maior consiste em 12 módulos com 15 células prismáticas cada, enquanto a bateria menor tem apenas 10 módulos (e provavelmente 150 células). O tempo de carregamento é declarado como sendo de 21 a 22 minutos para o curso de carregamento usual de 10 a 80% em carregador rápido.
Com 656 km, a autonomia máxima em ciclo WLTP é apenas 15 km maior do que o da versão tradicional (641 km). Com a mesma bateria (94,9 kWh) e cerca de 50 kW a mais de potência de tração, o A6 e-tron Performance pode viajar 100 quilômetros a mais do que o Q6 Sportback e-tron Performance.
O chassi é praticamente idêntico ao do Q6 e-tron tradicional. Ele oferece um sistema de amortecimento passivo (FSD, Frequency Selective Damping) como item de série. O modelo S tem a mesma suspensão, mas com configuração esportiva e 25 mm mais baixo. Essa suspensão esportiva pode ser encomendada para as outras versões de motor sem custo adicional. A Suspensão a Ar Adaptativa (suspensão a ar com amortecedores controlados) também está disponível sem custo adicional, novamente nas versões normal ou esportiva.
No interior é onde o novo Q6 Sportback mostra melhor sua evolução. A configuração de telas, ao estilo Mercedes-Benz, consiste em um sistema de multimídia de 14,5", painel de instrumentos digital de 11,9" e uma tela de 10,9" para o passageiro. Há ainda um head-up display alimentado por realidade aumentada disponível como opcional.
Assim como a versão tradicional, o Sportback também tem assinatura de luz variável na frente e atrás, o que significa que a aparência das luzes pode ser alterada via aplicativo ou tela sensível ao toque. Elas também podem ser usadas como um meio de comunicação, com as luzes traseiras alertando o tráfego seguinte sobre acidentes e panes.
O Q6 Sportback e-tron será inicialmente produzido na fábrica de Ingolstadt (ALE) e estará disponível para encomendas no continente europeu a partir da virada do ano 2024/2025. Os preços são 2.400 euros mais altos do que o Q6 e-tron correspondente; eles começam em 65.900 euros (R$ 400.838). Seus concorrentes incluem Ford Mustang Mach-E, Tesla Model Y, Porsche Macan Electric e Polestar 4.
Fonte: Audi (per E-Mail)
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