A Ford acaba de oficializar nos Estados Unidos o lançamento do renovado Expedition 2025. Representante da marca no segmento de SUVs grandes desde 1996, o modelo estreia com status de nova geração (embora seja na verdade uma reestilização profunda) e a missão de encarar rivais como Chevrolet Suburban, Jeep Wagoneer e Toyota Sequoia. Tecnologia, design e conforto foram os aspectos mais trabalhados da renovação.
Em termos dimensionais, o Expedition 2025 mede 5.331 mm de comprimento, 2.032 mm de largura e 1.941 mm de altura, além de 3.112 mm de distância entre-eixos. Há ainda uma versão alongada, batizada de Max, que mede significativos 5.631 mm de comprimento e possui 3.343 mm de entre-eixos. Na versão estreante Tremor, com foco no off-road a altura em relação ao solo é de 269 mm.
No visual, a frente foi totalmente reformulada e agora exibe aparência bem mais robusta. O nome do modelo passa a ser gravado na borda do capô e, logo abaixo, a grade recebe acabamento específico de acordo com cada versão. Destaque ainda para os faróis, com novo formato, e as luzes diurnas de LED que avançam sobre o para-choque. Na traseira, as lanternas também foram redesenhadas e a tampa do porta-malas tem pintura específica dependendo da versão.
A abertura é realizada em duas partes e, no caso da inferior, é possível usar a peça como banco ou apoio (suporta até 227 kg, segundo a Ford). O compartimento de carga possui ainda tomadas para carregamento de smartphones e suporte que pode ser transformado em mesa de serviço.
No interior, destaque para o console elétrico que pode deslizar para trás em até 20 cm para criar espaço de armazenamento adicional entre os bancos dianteiros. Nas versões mais caras, o Expedition 2025 conta com uma chamativa tela panorâmica de 24 polegadas posicionada horizontalmente e que reúne as funções do painel de instrumentos. Logo abaixo, em uma tela separada, funciona o sistema entretenimento. Por fim, os encostos de cabeça dianteiros possuem suportes para smartphones ou tablets.
Mecanicamente, são oferecidas duas opções de motorização. Nas versões Active, King Ranch e Platinum, o propulsor 3.5 V6 EcoBoost desenvolve 406 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. Já a versão Tremor tem uma versão própria deste mesmo motor, com 446 cv e 70,4 kgfm de força. A transmissão é sempre automático de 10 marchas, com tração traseira ou integral. A plataforma do Expedition, vale lembrar, é compartilhada com a picape F-150.
Nos EUA, as vendas serão iniciadas no final do mês e as primeiras entregas acontecerão no ano que vem.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Veja quais serão os maiores lançamentos do mundo em 2025
Volkswagen bate recorde de exportações com Polo e Saveiro na liderança
Nem todos os SUV grandes são seguros, diz entidade dos EUA
Novo SUV barato da VW acelera testes antes de chegar ao Brasil em 2025
Greve nos EUA paralisa produção na maior fábrica da Ford
Electric Days: Renault premia sua 1ª concessionária com selo ESG Ouro
De Bolt elétrico a Ram 1500: as novas viaturas de polícia nos EUA