Com dúvida sobre o Citroën C4 Cactus, motor 1.6 THP se despedirá do Brasil
Famoso 1.6 turbo está vivo apenas no SUV compacto, mas não deve ir longe
Nascido em 2006 como família Prince, o 1.6 turbo da Peugeot/Citroën (PSA) está perto de se despedir do Brasil. Desenvolvido em uma parceria da BMW com a antiga PSA, chegou por aqui em 2010 como o motor da primeira geração do 3008 e se espalhou em diversos modelos das duas marcas. Até então, sobreviveu como flex no antigo Peugeot 2008 e no Citroën C4 Cactus.
O Peugeot 2008 trocou de geração e usa apenas o 1.0 turbo da Stellantis em seu cofre. Sobre o Citroën C4 Cactus, sua produção está bastante focada para exportação e, segundo concessionários e números de vendas, é uma peça rara nas lojas. Com isso, vemos que o 1.6 THP não terá muito mais tempo em nosso mercado, para a lamentação de muita gente. Importado, perdeu espaço para os novos turbo do grupo, feitos em Betim (MG).
Em 2025, entra em vigor mais uma fase do Proconve, o L8, que deixará ainda mais rigorosas os limites de emissões e consumo dos veículos. O 1.6 aspirado da então PSA já não está nas lojas brasileiras, enquanto o 1.6 THP seguirá o mesmo caminho por não atender as novas regras e, como a Stellantis está focada em novos motores e tecnologias híbridas, não será interessante recalibrar esse motor mais uma vez.
Um dos primeiros motores turbo com injeção direta do Brasil, equipou modelos da Mini e BMW além de Peugeot e Citroën. Hoje, é um motor flex com 165 cv com gasolina e 173 cv com etanol, e torque de 24,5 kgfm com os dois combustíveis. Chegou a ser colocado com o câmbio manual de 6 marchas, mas para os SUVs ficou apenas com o automático de 6 marchas.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Toyota Corolla GR Sport 2025 recebe novo visual e nova multimídia
Carlos Tavares comenta saída pacífica da Stellantis e defende legado
BYD atinge 70.000 carros entregues no Brasil em 2024 com Song Pro GS
Novos SUVs da Renault terão 'menos cara de SUV' a partir de 2028; entenda
Nissan Sentra 2025 tem 2º aumento de preço em dois meses
SUVs mais vendidos: BYD Song Pro supera VW Taos em novembro
Novo chefão da Ram admite crise nas vendas: "estamos tomando uma surra"