A frota de carros de polícia da África do Sul não tem a elegância de Dubai, com seus carros exóticos de milhões de dólares. Ela também não usa Lamborghini como os italianos fazem para o transporte de órgãos em alta velocidade. Mas o que lhe falta em nomes de marcas de prestígio, ela compensa com a quantidade de carros de alto desempenho que opera. Um único departamento acabou de receber nada menos que 50 Volkswagen Golf GTI.

O Serviço de Polícia Metropolitana de Durban recebeu um número impressionante de hot hatches novinhos em folha. Pelos faróis, dá para ver que esses GTIs são baseados na versão pré-facelift que foi aposentada no início deste ano quando o mais potente Mk8.5 foi lançado. Os leitores atentos perceberão que há um carro diferente dos outros. Sim, trata-se de um Polo menor, que não parece ser a versão apimentada GTI.

<p>50 Volkswagen Golf GTIs para a Polícia Metropolitana de Durban, na África do Sul</p>

50 Volkswagen Golf GTIs para o

<p>50 Volkswagen Golf GTIs para a Polícia Metropolitana de Durban, na África do Sul</p>

50 Volkswagen Golf GTIs para o

Operando na terceira cidade mais populosa do país, a DMPS pretende implantar cursos avançados de treinamento de motoristas para garantir que os policiais possam lidar com esses carros de potência relativamente alta. O anúncio oficial veio na forma de uma resposta nas mídias sociais aos comentaristas que criticaram o departamento de polícia pela suposta falta de habilidades de direção dos policiais:

"Equipar os policiais com as habilidades necessárias para manusear veículos de alto desempenho com responsabilidade é crucial não apenas para a segurança deles, mas também para manter o respeito nas estradas. O treinamento adequado garantirá que esses veículos sejam usados de forma eficaz na aplicação da lei, em vez de criar problemas adicionais.

Como parte dos planos para a nova faculdade de polícia, estamos procurando introduzir o treinamento avançado de motoristas para abordar exatamente essa preocupação. O objetivo é ter policiais bem treinados que possam lidar com situações complexas nas estradas e, ao mesmo tempo, garantir que o público seja tratado com respeito e que os veículos recebam manutenção adequada para evitar desgaste desnecessário.

Ouvimos sua preocupação com o uso indevido e, com o treinamento e a supervisão corretos, estamos trabalhando para evitar qualquer possível uso indevido desses veículos. Os policiais precisam manter os mais altos padrões e agradecemos o feedback para que haja mais responsabilidade e profissionalismo nas estradas."

<p>22 Volkswagen Golf GTIs para a Diretoria da Unidade de Investigações de Crimes Prioritários da África do Sul</p>

22 Volkswagen Golf GTIs para a África do Sul

<p>22 Volkswagen Golf GTIs para a Diretoria da Unidade de Investigações de Crimes Prioritários da África do Sul</p>

22 Volkswagen Golf GTIs para a África do Sul

Esses GTIs não são os únicos adquiridos pelas autoridades na África do Sul este ano. Em fevereiro, a Diretoria da Unidade de Investigações de Crimes Prioritários (também conhecida como Hawks) recebeu 22 hot hatches. A Hawks é uma agência de elite de  que investiga crime organizado, crime econômico, corrupção e outros delitos graves.

Faz todo o sentido o fato de esses departamentos terem escolhido o Golf GTI. É um carro prático e relativamente econômico, mas ainda assim tem bastante força para pegar velocistas ou transportar suspeitos. Também é confortável o suficiente para o uso diário. Na África do Sul, o Golf GTI começa na casa dos US$ 47.500 (cerca de R$ 259.525), sem a preparação para virar uma viatura

O Golf GTI com especificação para o país sul africano é apenas automático e esse também será o caso do modelo com facelift, já que a VW eliminou o câmbio manual de seis marchas em todo o mundo. O Golf R também perdeu o câmbio manual com o facelift de meio de vida da geração MK8.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE

Já andamos no Volvo EX90
Envie seu flagra! flagra@motor1.com