Especulada há pelo menos dois anos, a entrada da Chery no segmento global de picapes de cabine dupla parece cada vez mais perto de se tornar realidade. Em entrevista concedida recentemente, o diretor de operações da Chery na Austrália, Lucas Harris, reafirmou o interesse da marca em entrar na categoria e disse que os planos refletem "uma decisão óbvia", levando em conta o crescimento e a importância das picapes no mercado global.
“Globalmente, há algumas plataformas em desenvolvimento e, obviamente, nós defendemos o projeto. É um pouco cedo para dizer, mas isso é óbvio", explicou Harris. Os rumores sobre a inédito picape chinesas são fortes e foram reforçados pela própria Chery durante apresentação no início do ano. Na ocasião, a marca revelou que a caminhonete fará parte da ofensiva de lançamentos programada para os próximos anos com inéditos SUV de 7 lugares, minivan e SUVs de entrada.
Apesar do mistério, tudo indica que a picape será de porte médio e construída com carroceria sobre chassi de longarinas. Na prática, será o mesmo esquema das líderes globais da categoria - leia-se Toyota Hilux e Ford Ranger. Versões com cabine dupla serão prioridade, mas variantes mais despojadas de cabine simples e estendida também poderão ser oferecidas.
O design seguirá o padrão visto nos modelos mais recentes da empresa, porém com dose extra de personalidade e agressividade, atendendo às exigências do concorrido mercado de caminhonetes.
Mecanicamente, a picape terá conceito 'multi-energia' e contará com versões tradicionais, híbrida e até totalmente elétrica. No caso da híbrida, o conjunto será do tipo plug-in (PHEV) e rumores apontam para adoção do mesmo powertrain do SUV Jetour Traveller. Ou seja, motor 1.5 turbo a gasolina com propulsor elétrico associado. Já para as variantes tradicionais, a Chery poderá oferecer o motor 2.0 turbo a gasolina com 260 cv.
A versão elétrica, por sua vez, será a mais tecnológica de todas e poderá incorporar arquitetura EV de 800 volts no mesmo esquema do sedã Exeed Sterra, incluindo ainda motores duplos capazes de produzir até 473 cv.
Junto com o segmento de SUVs e crossovers, o mercado de picapes tem experimentado importante crescimento na China. A legislação que proibia a circulação de caminhonetes em grandes cidades do país já caiu em várias províncias e o consumidor chinês passou a se interessar bem mais pela categoria. Além da aplicação rural em fazendas e sítios, as picapes agora têm sido procuradas na China para lazer e uso recreativo. Com isso, marcas locais além da Chery também se preparam para explorar o nicho.
Fonte: CarsGuide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Locação e crédito salvam o ano sem benefício ao consumidor
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Vendas em novembro: BYD passa Nissan e mercado cresce quase 20%
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais
Equinox 2025: como se compara a Territory, Compass e Corolla Cross?
CAOA Chery sobe preço do Tiggo 7 Sport, que chega aos R$ 144.990