Na sexta-feira passada, um flagra mostrou as primeiras imagens do novo Ford Everest em testes na Argentina: o SUV baseado na picape Ranger está percorrendo a Argentina antes de seu lançamento por lá. Depois das primeiras fotos tiradas em Salta (ARG), agora chegaram novas fotos tiradas em Mendoza, também no país vizinho.
Ali se pode ver mais uma vez a mesma unidade do Everest, mas neste caso com fotos que nos permitem apreciar o design de seu interior: o veículo tem muitos componentes em comum com a Ranger em sua configuração Limited Plus que é vendida na Argentina, embora seja possível ver alguns detalhes com apliques de imitação de madeira.
Fontes oficiais da Ford Argentina confirmaram aos nossos colegas do Motor1 no país vizinho que a caravana pela Argentina foi organizada pela própria fábrica de Pacheco:"A área de Engenharia da Ford América do Sul presta serviços para a Ford globalmente. Essa unidade é de nossa propriedade e está realizando testes de engenharia", disseram os porta-vozes da empresa.
Quem fez este novo flagrante afirmou que, dentro da caravana de testes, há engenheiros da Argentina e do Brasil. Viajando com o Everest estão duas picapes Ranger e um Toyota SW4. A presença do SW4 não deve ser surpresa para ninguém: é comum as marcas fazerem comparações com seus concorrentes e esse modelo da Toyota será o principal rival do Everest, ao menos na Argentina.
Galeria: Ford Everest - Flagra na Argentina
O Everest compartilha a mesma plataforma, mecânica e grande maioria de seus componentes com a Ranger. As únicas mudanças são a carroceria e a suspensão traseira, que adota molas helicoidais em vez de molas helicoidais. Além disso, a cabine tem três fileiras de assentos para até sete passageiros. Na Tailândia, o Everest já está disponível com as opções de motor 2.0 bi-turbodiesel (210 cv e 56 kgfm) e V6 3.0 turbodiesel (250 cv e 61,2 kgfm), nas versões 4x2 e 4x4.
O plano da Ford Argentina seria apresentar o Everest em breve em uma avant-premiere e lançá-lo para venda em 2025 no país vizinho. A estratégia da marca seria oferecer primeiro o Everest importado da Tailândia, enquanto define a possibilidade de produzí-lo em Pacheco, de onde já sai a Ranger hoje.
A grande questão é o que acontecerá com o preço. Como o Everest é importado da Tailândia e (provavelmente) será tributado na primeira escala de impostos na Argentina, o Everest terá uma carga tributária significativa. Além do SW4, o Everest competirá em na região com o SUV da Chevrolet S10: o conhecido Trailblazer.