Cada vez mais parecidas com computadores e até televisores modernos, as centrais multimídias dos carros terão similaridade também na exibição de propagandas. Pelo menos é o que planeja a Ford para seus veículos, segundo recente registro de patente realizado nos Estados Unidos. A tecnologia poderá chegar ao modelos da marca nos próximos anos e consiste na transmissão de publicidade diretamente na tela de entretenimento ou nos alto-falantes.
Conforme relatado pelo site Ford Authority, especializado em adiantar novidades da marca, tudo acontecerá automaticamente e, dependendo da reação do motorista ou do passageiro, o sistema poderá decidir reproduzir mais ou menos publicidade. A patente foi registrada em fevereiro de 2023 e publicada final do mês passado diretamente no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos (USPTO).
Ford F-150 Lariat 2025 (BR)
Pelo que foi registrado, a tecnologia funcionará da seguinte forma: antes de reproduzir um anúncio, vídeo ou áudio, o sistema coletará informações como velocidade do veículo, posição do GPS e destino definido no sistema de navegação. Depois, juntando todos esses dados, será veiculado um anúncio de um provedor de serviços de internet.
O sistema também poderá monitorar os níveis de som dentro do carro e a cadência de uma conversa para decidir se reproduzirá um anúncio de áudio quando há uma pausa no diálogo ou um anúncio de vídeo quando as pessoas a bordo estão conversando.
Além disso, a velocidade de reprodução dos anúncios poderá mudar dependendo da localização do carro, como ao dirigir em uma área escolar ou com base no modo de direção selecionado pelo motorista. Em trechos off-road ou pistas de corrida, por exemplo, o sistema poderá limitar o número de propagandas para não atrapalhar a concentração do condutor.
Vale lembrar que essa não é a primeira patente da Ford relacionada a anúncios em automóveis. Em 2019, a marca registrou um pedido de patente para um sistema que poderia reconhecer outdoors e enviar cópias digitais deles para a multimídia do carro. Com isso, o motorista ou passageiro poderiam interagir para pedir comida para viagem ou marcar uma consulta médica, por exemplo. Apesar do registro, o sistema nunca chegou ao mercado.