Alguns a chamam de "a bússola" outros de "o pequeno relógio". Mas também existem o que chamam de "O Porsche Sport Chrono de Tel Aviv". Um dos novos recursos mais curiosos da Volkswagen Amarok (reestilizada para a linha 2025) é a "Safer Tag". Trata-sede um dispositivo de segurança instalado apenas nas versões topo de linha da Argentina e está localizado porta-treco acima da tela multimídia.
O "Safer Tag" é a solução encontrada pela VW Argentina para adicionar alguma assistência de condução à picape produzida por lá, sem fazer grandes alterações em sua plataforma original de 2010.
Vamos dar uma olhada na definição de "Safer Tag", conforme relatado pela VW Argentina.
"A nova Amarok agrega um novo dispositivo embarcado voltado para a segurança, denominado 'Safer Tag', que alerta sobre mudanças de faixa, colisão frontal com outros veículos e reconhecimento de pedestres, monitoramento de tráfego e indicação de limite máximo de velocidade, que somados ao conjunto de 6 Airbags em todo o veículo e aos controles eletrônicos de tração (ASR), estabilidade (ESP), inércia (MSR), ABS off-road, entre outros, fazem da nova Amarok um veículo seguro e confiável para o dia a dia".
Mas de onde vem o "Safer Tag"? Ao contrário do sistema multimídia Composition Touch e do motor V6 turbodiesel, que são usados em outros modelos da VW, não se sabe de nenhum outro produto da marca alemã que tenha esse "reloginho".
Nesse ponto, é preciso deixar claro que o "Safer Tag" é uma tecnologia um tanto antiquada. Diferentemente dos auxílios de direção mais modernos - como os encontrados na Ford Ranger ou no VW Taos -, os auxílios fornecidos pela "bússola" são apenas alertas: ela emite sons e mostra sinais luminosos em seu visor digital quando detecta qualquer risco de colisão. Em nenhum momento o sistema intervém na direção, nos freios ou no acelerador, como é o caso dos pacotes de auxílio à condução (ADAS) mais avançados.
A Amarok mantém a direção com assistência hidráulica. Para poder instalar dispositivos de segurança para intervir em uma situação de emergência, seria necessário um sistema de direção com assistência elétrica. O mesmo se aplica à tecnologia que rege as funções do acelerador, dos freios e de outros componentes do veículo.
Safer Tag = Mobileye 8
A captura de tela acima é uma foto do kit de imprensa divulgado pela VW Argentina na noite do lançamento da Amarok. A imagem mostra a famosa "Safer Tag mas o nome do arquivo da imagem contém a palavra "Mobileye".
Um vendedor argentino nos ajudou a terminar de desvendar o mistério. A Mobileye é uma empresa israelense de tecnologia, especializada no desenvolvimento e na fabricação de sistemas de segurança para veículos de frota. É uma empresa multinacional, com sedes em Tel Aviv, Jerusalém, Detroit (EUA), Munique (ALE), Tóquio (JAP) e Pequim (CHN).
Atualmente, o foco da Mobileye é o desenvolvimento de sistemas avançados para veículos autônomos, mas seus primeiros desenvolvimentos eram mais simples e básicos. Um de seus primeiros produtos foi o Mobileye 8, que foi apresentado na exposição de tecnologia de Las Vegas (a famosa CES) em fevereiro de 2020.
O Mobileye 8 é nada menos que o Safer Tag para a Amarok. A Volkswagen projetou um suporte mais moderno, modificou o software para exibir o logotipo "VW" e mudou o nome para um mais voltado para o marketing, mas o dispositivo é o mesmo.
Esse "Porsche Sport Chrono de Tel Aviv", como foi apelidado, não é exclusivo da VW. É um dispositivo que é vendido como acessório que pode ser comprado em lojas on-line, como eBay e Aliexpress, para ser instalado em todos os tipos de veículos, mesmo mais velhos. Você só precisa saber como posicionar o radar e calibrá-lo adequadamente, para que ele funcione corretamente.