VW inicia vendas de Meteor e e-Delivery na Costa Rica
Extrapesado e elétrico começam jornada no mercado da América Central
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) anunciou a exportação dos modelos Meteor e e-Delivery para a Costa Rica. O extrapesado, mais especificamente na configuração 29.520, chegou com duas unidades que serão utilizadas pela empresas Macasa e Renessa. O elétrico desembarcou lá na configuração de 14 toneladas de Peso Bruto Total e será integrado à frota costarriquenha da Coca-Cola FEMSA.
O Meteor destinado à Renessa irá atuar no transporte de combustível para aviação, enquanto o modelo adquirido pela Macasa irá ingressar no segmento de transporte de materiais de construção. “A estreia destes modelos em um novo país representa a referência de nossos produtos no Brasil e no mundo. Toda a nossa família de caminhões e ônibus é feita sob medida para a satisfação de nossos clientes, entregando conforto, segurança, tecnologia e robustez” destacou Matheus Agi, consultor comercial da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Volkswagen e-Delivery 14
“A chegada do Meteor e do e-Delivery na Costa Rica amplia de forma significante o nosso processo de buscar novos mercados, reforçar nossas parcerias de produção e conquistar a liderança nos países em que já atuamos. Seguimos avançando e buscando novas oportunidades de negócio” afirmou Juliano Ruggieri, gerente comercial da montadora.
O elétrico e-Delivery 14 toneladas é equipado com motor que entrega 407 cv de potência e torque máximo de 219 kgfm de torque. É a versão mais cara, que acrescenta terceiro eixo além de suspensão traseira pneumática de série para chegar a um PBT de 14,5 toneladas. O caminhão tem 3 packs de baterias que oferecem até 110 km de autonomia. Essa opção de três eixos é a mais escolhida para a distribuição regional de bebidas, sendo também usada pela Coca-Cola FEMSA no Brasil e empresas como a Ambev.
VW Meteor 2023
A família Meteor é a opção de extrapesado da VWCO, entrando no lugar do MAN TGX após a empresa parar de usar o nome MAN por aqui. Os Meteor saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic de 12 ou 16 velocidades, climatizador, geladeira e carregador de celular por indução. O maior caminhão da Volkswagen do mundo possui motor D26 de 13 litros. A configuração enviada à Costa Rica, 29.520 com 520 cv de potência, não é oferecida no Brasil desde 2022, quando foi substituída pela 29.530 (530 cv) com a adoção do motor D2676LFAD por aqui.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Contra demissões, 100 mil funcionários da VW fazem paralisação na Alemanha
GAC iniciará operação no Brasil com 7 lançamentos em 2025 e aposta em flex
Volkswagen Polo ganhará visual inspirado no Nivus em 2026; veja projeção
Nissan: falta de híbridos estaria matando a empresa, diz publicação
VW reduz testes de rua e usa protótipos digitais para economizar dinheiro
Ausente desde 2021, Renault relança o Kwid na Argentina
Novo VW Tayron, o Tiguan Allspace europeu, começa a ser produzido