Um dos mais incríveis supercarros japoneses dos últimos anos está a caminho. Estamos falando da versão de produção do Toyota GR GT3, o conceito apresentado em 2022 no Salão do Automóvel de Tóquio.

Depois de se apresentar pela primeira vez no salão japonês, o protótipo já foi para a pista várias vezes para iniciar uma série de testes que levarão à sua estreia nas 24 Horas de Le Mans em 2026. Do carro de corrida virá um modelo "civil" que poderá ter a marca Toyota ou Lexus, mas sendo igualmente extremo em desempenho independente do emblema no capô.

Toyota GR GT3, a renderização do Motor1.com

Toyota GR GT3, a renderização do Motor1.com

Um verdadeiro "Batmóvel"

Nossa projeção é baseada no conceito original e no protótipo visto em vários vídeos de flagras recentes. Sem mencionar que desenhos técnicos e patentes registrados pela Toyota também surgiram em 2022. Em resumo, há muitas "pistas" para imaginar esse supercarro. Certamente, as formas não passarão despercebidas, com um capô muito longo e faróis desenvolvidos horizontalmente que lembram os vistos nos Toyotas mais recentes, incluindo o Prius.

Os arcos das rodas musculosos, derivados de corridas, abrigam pneus muito largos (com uma seção de pelo menos 275-295 mm por 20-21" de diâmetro de roda), enquanto na traseira encontramos uma asa fixa exagerada e um extrator de fibra de carbono. Ao mesmo tempo, resta saber se esse Toyota GR GT3 já será tão extremo de série ou se será necessário adicionar pacotes estéticos e aerodinâmicos específicos.

Toyota GR GT3 renderizado por Motor1.com

Toyota GR GT3 renderizado por Motor1.com

Especulações sobre o motor

Quanto ao trem de força, a presença de escapamentos laterais e vídeos de flagras descartaram categoricamente uma versão totalmente elétrica, pelo menos a princípio. No entanto, ainda não se sabe se o Toyota será um híbrido plug-in ou se adotará exclusivamente um motor a gasolina.

Quanto a esse último aspecto, há várias hipóteses. Alguns falam de uma versão evoluída e atualizada do 3.0 de seis cilindros em linha do GR Supra, a mesma unidade de potência usada no BMW M3 Competition de 510 cv. Outros, no entanto, sugerem um V6 biturbo ou até mesmo um V8 também alimentado por duas turbinas. Para ter certeza, teremos que esperar um pouco mais, com o modelo de produção possivelmente estreando em 2027, um ano após a estreia do GT3 em Le Mans.

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