Já estabelecida nos segmentos de motores e plataformas, a parceria estratégica firmada entre a Renault e o grupo chinês Geely deverá render frutos também no desenvolvimento conjunto de veículos. Prova disso vem da divisão sul-coreana Renault Korea (antiga Renault-Samsung), que acaba de confirmar para os próximos dias o lançamento de inédito SUV. Por enquanto chamado de Aurora, o modelo terá porte médio e já aparece adiantado em teasers.

Nas imagens, é possível notar que a estratégia adotada será do tipo 'rebadge', ou seja, ação de vender um produto já existente com uma nova marca ou símbolo. O modelo usado como base será o Geely Xingyue L, também conhecido como Geely Monjaro em alguns mercados internacionais. O porte é semelhante ao do Jeep Commander e as medidas incluem 4.770 mm de comprimento, 1.895 mm de largura 1.689 mm de altura e 2.845 mm de distância entre-eixos.

Geely Xingyue L

A Renault deverá aplicar no Monjaro nova grade frontal (incluindo a nova versão de seu logotipo), para-choques remodelados e rodas com desenho próprio. No entanto, os elementos gerais do design continuarão os mesmos. Repare que o formato dos faróis, assim como a assinatura luminosa de LEDs, não mudam praticamente nada em relação ao modelo da Geely. O mesmo vale para vincos, desenho dos vidros, retrovisores e demais partes.

Mecanicamente, o Aurora também deverá aproveitar os conjuntos oferecidos no Monjaro. Na China e alguns países da Europa, o modelo tem motor 2.0 turbo a gasolina com 218 ou 238 cv, além de versões híbridas do tipo plug-in com motor 1.5 turbo de 163 cv. O conjunto eletrificado é o mais cotado para ser adotado pela Renault. O lançamento acontecerá no próximo dia 27, na Coreia do Sul, onde o SUV será primeiramente vendido.

Novo SUV cupê Renualt - Teaser

Novo SUV cupê Renualt - Teaser

Posteriormente, outro SUV também será lançado por lá. Ao que tudo indica, será um modelo do tipo cupê e com elementos de design próprios (provavelmente não será rebadge). A plataforma usada será a base modular CMA que sustenta modelos da Volvo, Zeekr e Lynk & Co. A Geely, vale lembrar, é dona de todas estas marcas e, desde 2022, controla 34% das ações da Renault Korea.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com