Apesar de ter tido novidades interessantes, maio foi um mês ruim para as picapes em geral, que recuaram 10,41% nos emplacamentos em comparação com abril, contabilizando 39.187 unidades vendidas. O resultado foi tão ruim que a diferença para maio de 2023 foi de somente 0,84%, emplacando apenas 325 veículos a mais do que no ano passado.

No segmento das compactas, a Fiat Strada manteve a liderança e não a perderá tão cedo. Emplacou 10.973 unidades, o suficiente para que tenha 69,72% de participação, enquanto a Volkswagen Saveiro vendeu 3.557 unidades. Mesmo que tenha recuado 4,6% ante abril, o resultado ajudou a picapinha da Fiat de outra maneira, pois a recolocou na liderança geral, superando o VW Polo.

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla

Fiat Strada Endurance Cabine Dupla

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Fiat Strada 10.973 -4,6% 49.047
Volkswagen Saveiro 3.557 -33,8% 21.294
Fiat Toro Volcano T270 2024

Fiat Toro Volcano T270 2024

Um dos poucos modelos com saldo positivo em maio, a Fiat Toro cresceu 10,8% ao registrar 4.315 unidades. Já está com quase o dobro do que a Chevrolet Montana (2.306), a segunda colocada. A Ram Rampage acabou ficando na terceira posição, ainda oscilando muito mês a mês, o que está dando oportunidade para a picape da Chevrolet se afastar no acumulado.

Apesar do mês de greve em São José dos Pinhais, a Oroch caiu somente 1,2%, aproveitando o estoque nas concessionárias. Fechando a categoria está a Ford Maverick, que emplacou 303 veículos, o que é um aumento de 62,9%.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Fiat Toro 4.315 10,8% 18.430
Chevrolet Montana 2.306 -9,0% 10.655
Ram Rampage 1.733 -1,3% 9.407
Renault Oroch 1.107 -1,2% 5.338
Ford Maverick 303 62,9% 1.114
Nova Chevrolet S10 LTZ 2025

Nova Chevrolet S10 LTZ 2025

As picapes médias tiveram um maio mais complicado. De todas as caminhonetes do segmento vendidas aqui, somente a Chevrolet S10 e a Mitsubishi L200 Triton não são importadas. O resto está sofrendo com a greve dos funcionários do Ibama, o que está afetando a entrada de veículos no Brasil, aumentando consideravelmente o tempo de espera pelos documentos necessários. Volkswagen Amarok e Fiat Titano tiveram um lote maior liberado, ajudando a subir um pouco nas vendas, embora ainda sejam as menos emplacadas.

No caso da Toyota Hilux, ainda há o agravante da tragédia climática no Rio Grande do Sul. A fabricante japonesa trazia os veículos via Guaíba, onde a empresa tem um centro de distribuição, o que atrapalhou todo o fluxo de entregas até adotar uma nova rota de importação.

A Chevrolet S10 foi renovada mas ainda está chegando às concessionárias, então não é possível dizer que está influenciando os emplacamentos. O modelo da GM ficou em segundo lugar, com 2.311 unidades, somente 5 a mais do que a Ford Ranger.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Toyota Hilux 3.393 -29,2% 18.395
Chevrolet S10 2.311 -6,6% 10.163
Ford Ranger 2.306 -3,2% 9.741
Nissan Frontier 1.054 -5,8% 4.537
Mitsubishi L200 Triton 938 -25,4% 4.725
Volkswagen Amarok 582 135,6% 1.696
Fiat Titano 260 504,7% 353
JAC Hunter 0 --------- 3
Ram 1500 Classic R/T

Ram 1500 Classic R/T

A Ram dominou o segmento das picapes grandes com folga, colocando Classic, 1500 e 3500 no pódio. A Chevrolet Silverado ainda é a líder no acumulado do ano, com 783 unidades, porém está em um ritmo bem menor após as entregadas das unidades vendidas durante a pré-venda. A Ram ainda prepara uma novidade para os próximos meses, com a chegada da 1500 com motor de seis cilindros, substituindo o V8.

Enquanto isso, no final da tabela, a Jeep Gladiator emplacou somente uma unidade, esperando pela reestilização apresentada no ano passado nos EUA.

POSIÇÃO MODELO UNIDADES (MAIO/2024) DIFERENÇA MÊS ANTERIOR ACUMULADO 2024
Ram Classic 144 5,1% 691
Ram 1500 139 334,4% 559
Ram 3500 137 -8,7% 689
Ram 2500 122 3,4% 548
Chevrolet Silverado 71 -15,5% 783
Ford F-150 61 -9,0% 217
Jeep Gladiator 1 -92,9% 327
Envie seu flagra! flagra@motor1.com