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Citroën Basalt estreia dia 27 de março como primeiro SUV-cupê nacional da marca

Terceiro modelo da linha C-Cubed será produzido em Porto Real (RJ)

Citroën Basalt

Agora que o Citroën C3 Aircross está realmente nas lojas, com a configuração de 7 lugares sendo vendida, a fabricante francesa volta sua atenção para o terceiro e último modelo da família C-Cubed, desenvolvida junto com sua divisão na Índia. Até agora apelidado como C3 X (por ser o nome usado nos outros SUVs-cupê na Europa), o carro teve seu nome oficial revelado: Citroën Basalt. Será apresentado por completo no dia 27 de março, mas só deve desembarcar no Brasil no 2º semestre deste ano.

A Citroën optou por algo completamente diferente para o terceiro veículo da nova linha, abandonando não só o batismo “C3” como até o esquema normal da marca para nomear carros, adotando uma única palavra. E o que significa Basalt? A Citroën não disse, mas trata-se do basalto, um tipo de rocha vulcânica, criada a partir do resfriamento rápido do magma. Rica em ferro e magnésio, é muito utilizada como material de construção. Agora, o que levou a Citroën a escolher exatamente esse nome é algo que vão explicar só depois.

Citroën Basalt

O que sabemos sobre o Basalt é que, assim como o C3 hatchback e o C3 Aircross, será construído com com a plataforma CMP em Porto Real (RJ), e deverá compartilhar boa parte dos componentes não só estruturais como também de acabamento – não estranhe se até parte da carroceria for a mesma. Como foi desenvolvido pensando também na Índia, não será nada refinado, pois o posicionamento da marca é ser a mais acessível dentro da Stellantis.

Os flagras até agora tem escondido bastante a parte traseira, para não revelar como será o caimento do teto, justamente a parte mais curiosa do SUV-cupê. Porém o teaser divulgado pela Citroën revela que terá uma traseira muito curta e com um caimento bem acentuado. Pelo comprimento, deve ser um carro menor do que o Fiat Fastback, que mede 4,42 metros.

Flagra: Citroën C3X (Índia)

Ainda roda muito camuflado, então ainda é difícil notar as mudanças visuais na parte dianteira. Protótipos avistados na Índia revelaram alguns detlahes, como os faróis de neblina no para-choque, com um acabamento que lembra bem mais o C3 hatch do que o Aircross.

Foi na Índia que vimos as primeiras imagens da cabine, adiantando que terá uma inspiração maior no Aircross. Apesar da qualdiade da imagem, podemos notar que terá linhas semelhantes e a central multimídia flutuante. Também esperamos pelo painel de instrumentos digital com tela de 7 polegadas. Como deve ser o modelo mais caro dessa linha, ficando abaixo apenas do C4 Cactus, deve chegar mais equipados do que o hatch e a minivan, até mesmo com itens que os dois ficaram devendo, como chave canivete, ar-condicionado automático e controle de cruzeiro.

Flagra: Citroën C3X (Índia)

A parte mecânica não tem mistérios. O Basalt virá com o motor 1.0 turboflex de 130 cv e 20,4 kgfm de torque desenvolvido pela Fiat e que já equipa o C3 Aircross. A transmissão será a CVT simulando 7 marchas, sem opção manual. Poderia contar com uma versão topo de linha com o 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm, mas aí criaria problemas para o C4 Cactus e seu 1.6 THP de 173 cv.

O Citroën Basalt será apresentado mundialmente na próxima quarta-feira (27). Começará a ser vendido primeiro na Índia, ainda no 2º trimestre, onde deve ter motores diferentes como o 1.2 turbo. Já no Brasil, a expectativa é que inicie a produção somente no último trimestre deste ano.

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