Segundo maior produtor de baterias do mundo, com participação de 15,8% no mercado global em 2023, a BYD quer conquistar ainda mais espaço nos próximos anos. Depois de produzir componentes para seus próprios carros e também vendê-los para outras empresas, a marca agora quer fabricar baterias para motocicletas elétricas, e-bikes e outros veículos de duas rodas.
O setor, até então inexplorado pela fabricante, é considerado bastante promissor e receberá agora pesados investimentos da marca. A confirmação foi dada recentemente pela FinDreams, subsidiária integral de baterias da BYD. A meta será produzir baterias seguras e confiáveis para todo o mercado de veículos de duas rodas. “Nossa missão é permitir que as pessoas usem baterias sem preocupações”, anunciou.
A declaração foi feita depois que 15 pessoas morreram e 44 ficaram feridas durante o incêndio em um prédio residencial no distrito de Yuhuatai, em Nanquim, na China, no último dia 23 de fevereiro. O incêndio supostamente começou em áreas onde veículos de duas rodas estavam estacionados e, apesar da causa exata ainda estar sendo investigada, provocou uma discussão acirrada na China sobre a segurança das e-scooters.
EXE recarrega de 0 a 80% em 3,5 horas
Desde então, várias cidades chinesas proibiram moradores de estacionar veículos de duas rodas dentro dos edifícios. De acordo com dados do Departamento Nacional de Incêndios e Resgate, houve 21.000 incêndios relatados em veículos elétricos de duas rodas na China em 2023, o que representou aumento de 17,4% em comparação com 2022. Em 2022, foram 18.000 casos, com alta de 23,4% sobre 2021.
Hoje, parcela significativa de motocicletas na China ainda usa baterias de chumbo-ácido, consideradas pouco seguras e obsoletas diante de tecnologias bem mais modernas. A BYD planeja entrar nesse segmento já com baterias LFP (íons de lítio), consideradas bem mais modernas e eficientes. São componentes já pensados para suportar compressão, vibração, quedas livres e condições de baixa pressão atmosférica ou temperaturas extremas.
Em 2022, a BYD cooperou com a marca espanhola de motocicletas Nerva para fornecer baterias LFP para o modelo Exe E-Scooter. A scooter foi lançada em fevereiro do mesmo ano com uma bateria LFP de 5,76 kWh e capaz de carregar de 0 a 80% em 3,5 horas. O projeto agora é produzir baterias para motos em larga escala, atendendo diferentes empresas.
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