Em alinhamento às diretrizes de "conversão ecológica de longo prazo", o Vaticano anuncia que promoverá importantes mudanças na composição de sua frota de veículos nos próximos anos. Com foco em eletrificação, o Estado Papal assinou acordo com o grupo Volkswagen e até 2030 receberá 40 carros com emissão zero, substituindo gradualmente a atual gama de veículos com motores térmicos.
O primeiro passo da nova estratégia foi materializado com a entrega de unidades dos modelos ID.3 e ID.4, cuja cerimônia contou inclusive com a presença do Papa Francisco. Os primeiros exemplares anunciados são das versões Pro Performance, que possuem bateria de 58 kWh e motor elétrico traseiro de 207 cv. A autonomia é de aproximadamente 430 km no ID.3 e 530 km no ID.4 e ID.5 (graças à bateria maior de 77 kWh).
Em geral, o plano anunciado pelo Vaticano inclui uma série de projetos de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental. Além da frota de carros elétricos, o país compromete-se a implementar uma rede de carregamento no seu território e a garantir que a energia usada será exclusivamente de fontes renováveis.
Vale pontuar ainda que esta não é a primeira vez que o Vaticano se interessa por automóveis ecológicos. Já em 2019, por exemplo, duas unidades do Smart EQ forfour foram concedidas ao Papa pela Mercedes-Benz em empréstimo gratuito por cinco anos. Mais recentemente, Francisco recebeu como presente um Toyota Mirai com tecnologia de célula de combustível de hidrogênio.
Além disso, o projeto de um papamóvel totalmente elétrico baseado no Fisker Ocean foi anunciado em 2021. Detalhes sobre o desenvolvimento do veículo ainda são limitados, mas é possível que mais informações sejam divulgadas em breve tendo em vista que os primeiros Oceans foram produzidos em maio passado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Segredo: novo Volkswagen Tera será lançado em março de 2025
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
México rejeita Amarok da Argentina e terá nova geração global da picape