page ad skin

Honda HR-V e Porsche Cayenne são os carros que menos desvalorizaram em 2023

SUV da Honda depreciou somente 2,8%, enquanto o Cayenne híbrido plug-in perdeu 2,5% do valor em um ano

Honda HR-V é o campeão do Selo Maior Valor de Revenda 2023

No seu décimo ano de existência, o Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2023 elegeu Honda HR-V e o Porsche Cayenne como os modelos que menos desvalorizaram, com índices de depreciação de -2,8% e -2,5%, respectivamente, nas categorias "Motores a Combustão" e "Eletrificados".

A apresentação dos vencedores de cada categoria foi realizada hoje (9), em São Paulo, onde também foram homenageadas as fabricantes Chevrolet, Fiat, Honda, Hyundai, Jeep e Toyota, que conquistaram o título de "Campeão Geral" ao longo da última década com os modelos Onix, Onix Plus, Strada, HR-V, HB20, Compass e Yaris, respectivamente.

Os brasileiros muitas vezes dizem que um carro deprecia imediatamente de 10% a 20% ao sair da concessionária, uma percepção desafiada pelo estudo realizado pela Agência AutoInforme, responsável pela certificação Selo Maior Valor de Revenda – Autos desde 2014. O estudo visa destacar que automóvel é um bem durável e que não deve ser tratado desta forma, principalmente quando o valor do veículo atinge uma média de R$ 145 mil.

O levantamento deste ano analisou 93 modelos, estabelecendo uma linha de corte de 1.000 unidades vendidas em 12 meses para motores a combustão e 300 unidades para veículos eletrificados. O período de referência compreendeu de setembro de 2022 a agosto de 2023. A decisão de criar duas categorias, "Motores a Combustão" e "Eletrificados", reflete a crescente importância dos veículos elétricos e híbridos nos últimos dois anos, apesar de ainda não atenderem à primeira linha de corte.

No segmento de "Motores a Combustão", os modelos vencedores nas respectivas categorias foram:

  • Renault Kwid (Hatch Entrada -11,6%)
  • Chevrolet Onix (Hatch Compacto -6,2%)
  • Audi A3 Sportback e Mini Cooper (Hatch Premium -6,7%)
  • Toyota SW4 (Monovolume/Minivan/7 lugares -7,9%)
  • Fiat Strada (Picape Pequena -10,5%)
  • Ford Maverick (Picape Compacta -9,5%)
  • Toyota Hilux (Picape Média -9,2%)
  • Ram Classic (Picape Grande -8,8%)
  • Fiat Cronos (Sedã Pequeno -7,6%)
  • Honda City (Sedã Compacto -5,8%)
  • Volkswagen Jetta (Sedã Médio -4,3%)
  • Fiat Pulse (SUV Entrada -8,3%)
  • Honda HR-V (SUV Compacto -2,8%)
  • Porsche Macan (SUV Médio -8,6%)
  • Porsche Cayenne (SUV Grande -3,5%)
Porsche Cayenne eHybrid

Na categoria "Eletrificados", os modelos certificados foram:

  • Renault Kwid E-Tech (Elétrico Entrada -8,5%)
  • Volvo XC40 (Elétrico Médio/Grande -5,2%)
  • Porsche Cayenne (Híbrido Plug-in -2,5%)
  • Toyota RAV4 (Híbrido -4,7%)
  • Mercedes-Benz C300 (Híbrido Leve -6,2%)

Ao longo dos últimos dez anos, a Toyota liderou com vitórias em 28 categorias, seguida por Volkswagen (26), Fiat (21), Honda (18), Chevrolet (17), Hyundai (11), Ford (9), Volvo (7), Jeep e Renault (5), Porsche (4), Land Rover, Mercedes-Benz e Mini (3), Audi (2), e Mitsubishi, BMW, Nissan, Caoa Chery e Ram (1). Entre os "Campeões Gerais", Honda e Chevrolet foram os mais frequentes, com três títulos cada, enquanto Fiat, Jeep, Porsche e Toyota conquistaram o título uma vez cada.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários