Principal lançamento da Citroën neste ano no Brasil, o inédito SUV compacto derivado da nova geração do C3 acaba de ter nome oficial confirmado. Em comunicado à imprensa, a marca anuncia que o modelo se chamará C3 Aircross (como já vinha sendo esperado) e reitera que a apresentação oficial acontecerá na próxima semana.

O batismo é o mesmo usado no passado por outro crossover produzido em Porto Real (RJ) e segue o padrão de nomenclatura da Citroën para SUVs. No mesmo comunicado, a marca divulgou também a primeira imagem oficial do modelo e acabou por confirmar que o design seguirá a mesma identidade do C3 Hatchback, como vinha sendo adiantado nos últimos flagras.

O parentesco entre os dois modelos também será mecânico, já que o C3 Aircross terá a mesma base CMP do irmão compacto. No entanto, o SUV terá comprimento alongado para abrir espaço extra para os 7 ocupantes e bagagem. O porte será visivelmente superior e, nesse sentido, rumores apontam para algo em torno de 4,20 metros de comprimento. Para efeito de comparação, o C3 mede cerca de 3,98 metros.

Visualmente, a linguagem estética será a mesma, mas com elementos de diferenciação para reforçar a personalidade de cada carro. O C3 Aircross terá para-choques próprios, rodas com desenho único, portas traseiras maiores (pensadas para facilitar o acesso aos bancos extras) e novas colunas C e D. Haverá ainda janela vigia traseira (ausente no C3 hatchback) e a antena de rádio será deslocada para a parte traseira nas versões mais caras.

Fotos de espionagem do Citroen C3 Aircross de 2024

Toda produção para o Brasil será concentrada em Porto Real (RJ), ao lado do C3. Sob o capô, o crossover deverá adotar motores 1.6 aspirado e 1.0 turbo da Stellantis, além de câmbios manual ou automático. A tração será sempre dianteira. Logo após o SUV, o projeto C-Cubed dará origem a um terceiro modelo, ainda misterioso, mas que tudo indica que será um sedã.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com