O terceiro carro nacional da Citroën ganha data de estreia no Brasil e será junto com a apresentação na Índia, no dia 27 de abril. A fabricante francesa confirmou a revelação do carro, que será um SUV compacto a ser produzido em Porto Real (RJ). Segundo as informações que circulam na Índia, que dividiu a tarefa de desenvolver o carro com o Brasil, o modelo será batizado como C3 Aricross e terá uma versão de 7 lugares.

O convite enviado à imprensa não revela nada sobre o carro exceto que será “um novo SUV”. A Citroën tenta afastar um pouco a ideia de que foi feito para a Índia afirmando que foi “desenhado e projetado na América do Sul”, porém sabemos que é um veículo do projeto C-Cubed, pensado tanto para a América Latina quanto para a Índia. Aliás, esta mesma frase aparece no convite indiano, porém mudando o país. Ainda dará origem a mais um modelo, que deve ser um sedã compacto e que está confirmado para o ano que vem – a promessa da empresa é lançar um carro por ano.

Será quase que um C3 esticado, como mostram os flagras. Os protótipos vistos até agora mostravam ter um balanço traseiro maior, aumentando o espaço interno, mas não tanto – ao menos, é a impressão que as fotos passam. As últimas imagens feitas na Índia mostravam uma unidade revelando um pouco do design, com leves diferenças em relação ao hatch. Manterá os faróis divididos, mas o conjunto principal tem uma linha em LED. A grade dianteira parece ter um formato específico.

Na Índia, fala-se que o C3 Aircross terá um interior mais refinado, melhorando o acabamento e trazendo linhas exclusivas. O site Rushlane aponta que contará com um painel com novo design, sem as saídas de ar quádruplas na parte central. A central multimídia teria uma tela quadrada ao invés de retangular.

Fotos de espionagem do Citroen C3 Aircross de 2024

Outra diferença estará na parte mecânica. Deve usar o mesmo 1.6 aspirado de 120 cv e 15,7 kgfm nas versões de entrada com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 posições, mas os modelos mais caros adotarão o 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm, combinado a uma transmissão CVT. É o mesmo conjunto que a Fiat utiliza no Pulse, Fastback e Strada.

Assim como foi com o C3, o Citroën C3 Aircross deve começar a ser produzido no 3º trimestre, fazendo sua estreia comercial no último trimestre. Pelo seu posicionamento, é possível que tenha preço inicial por volta de R$ 90 mil e encoste nos R$ 120 mil na versão topo de linha.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com