Junto da exibição da nova Maverick Hybrid, a Ford apresentou também seu novo centro de novas tecnologias, serviços, treinamento, experiência do consumidor e relacionamento com os parceiros da marca, chamado de Ford Academy. A marca do oval azul também aproveitou a ocasião para lançar o Ford < Enter >, programa social que vai capacitar pessoas de baixa renda em São Paulo para o mercado de tecnologia.

Localizado no Senai do bairro do Ipiranga, em São Paulo, o Ford Academy é um espaço que agrega salas de aula, estações para prática de novas tecnologias, sala de protótipos para futuros lançamentos e salas de reunião. Por lá fica instalada também a sede da Central de Engenharia de Serviços e Conectividade Ford. 

FordAcademy_Fachada

Entre as atividades do Ford Academy, está a capacitação de profissionais da Ford e da rede em tecnologias usadas hoje e também as do futuro, como veículos híbridos e elétricos. Além disso, está prevista assistência para as concessionárias da Ford. Fora a capacitação técnica, haverá ainda outros treinamentos, como comportamentais em vendas e pós-vendas, relacionamento com o cliente e ferramentas digitais. O local terá mais de 90 cursos com 400 horas de conteúdo em linha com o que a Ford oferece globalmente, que serão ministrados em sua maioria por professores do Senai-SP com dedicação exclusiva.

O local inclui ainda o Centro de Assistência Técnica, que dá suporte aos técnicos da rede para o atendimento de veículos em serviço, além do time de Engenharia de Serviços, responsável pelo desenvolvimento de acessórios, literatura técnica, ferramentas, softwares e equipamentos de diagnóstico para futuros lançamentos.

Ford < Enter >: curso para pessoas de baixa renda

Boa notícia é que no mesmo espaço em que está o Ford Academy, pessoas de baixa renda também poderão ter acesso a cursos, algo que será feito por processo seletivo. Desenvolvido pela Ford Brasil e pelo Ford Fund, braço filantrópico da empresa, em parceria com o Senai-SP, o chamado programa Ford < Enter > servirá de ponte entre o setor de tecnologia, que está bastante aquecido, e pessoas de baixa renda que não têm acesso a melhores empregos por falta de capacitação.

FordAcademy_Mezanino

A Ford vai oferecer junto do Senai-SP 200 vagas no programa de formação comportamental e técnica a partir de 2023. O curso terá duração de seis meses, onde os alunos vão participar de aulas presenciais sobre tecnologia que vão totalizar 440 horas. Além da formação em front-end, porta de entrada no mercado de tecnologia, o programa inclui aulas de inglês técnico, lógica, habilidades comportamentais, sessões de mentoria e palestras. Está previsto ainda ajuda de custo para alimentação e transporte para os alunos, além de suporte pedagógico e assistência social. O programa é totalmente gratuito e não exige conhecimento na área.

Ao final do curso, os estudantes ganharão um certificado, enquanto os que se destacarem no processo serão escolhidos para uma etapa adicional do aprendizado: a formação back-end. A fabricante afirma que terá um time de especialistas para dar suporte na busca de oportunidades de trabalho e preparação para entrevistas.

“A educação é a principal ferramenta para o acesso a empregos de qualidade. Com o programa Ford < Enter >, vamos dar nossa contribuição para que pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de acesso a vagas qualificadas no mercado de trabalho, obtenham mobilidade social e econômica e alcancem o sonho de ter uma vida melhor”, afirma Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.

Como pré-requisitos para poder participar do processo seletivo, basta ter 18 anos ou mais, o ensino médio completo e renda familiar de até quatro salários mínimos. É necessário ainda morar na região metropolitana de São Paulo. Segundo a Ford, pessoas autodeclaradas negras, pardas, amarelas ou indígenas, pertencentes à comunidade LGBTQI+ e mulheres cis e trans serão priorizadas no processo seletivo. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site oficial < Ford Enter >.

Galeria: Ford Academy - Senai-SP


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com