Após 42 anos, boa parte deles servindo como carro de entrada da Volkswagen, o Gol dá adeus ao mercado brasileiro. Isto não significa que a fabricante alemã não terá mais uma opção mais acessível. Para ocupar esta lacuna, surge o Volkswagen Polo Track 2023, uma versão do hatchback com visual exclusivo e uma lista de equipamentos mais espartana. A pré-venda começa hoje, por R$ 79.990 e com uma condição especial de lançamento, trazendo o pacote opcional sem custo extra.

A chegada do Volkswagen Polo Track 2023 não é uma surpresa, após a fabricante ter revelado em novembro de 2021 que trabalhava em uma nova linha de carros de entrada, que faria sua estreia em 2023 com o hatchback. Os rumores sobre o modelo eram de 2020 e, na época, acreditava-se que seria uma versão aventureira, por conta do histórica da VW com o nome Track, usado para variantes com uma pegada off-road como o Gol Track.

Galeria: Volkswagen Polo Track 2023

Será produzido em Taubaté (SP), ocupando o espaço do Gol não só no portfólio da Volkswagen, como também na linha de montagem. É construído com a mesma plataforma MQB-A0 do Polo reestilizado (que segue sendo feito em São Bernardo do Campo), herdando os bons atributos da arquitetura. As únicas medidas reveladas foram o entre-eixos de 2,56 metros e a largura de 1,75 m, exatamente as mesmas do resto da linha. Não deve ter mexido nos 4,07 m de comprimento e 1,47 m de altura. O porta-malas manteve os 300 litros de capacidade.

Visualmente, a diferença do Polo Track para o modelo reestilizado é bem pequena. O para-choque é inédito, com uma grade colmeia bem larga e uma linha preta fazendo uma divisão diferente da que vemos nas demais configurações do hatch. A grade superior também é diferente, mantendo o desenho interno em colmeia e é bem mais larga. Os faróis têm o mesmo formato do Polo pré-facelift, porém com um novo desenho interno. De acordo com José Carlos Pavone, chefe de design da marca na América do Sul, o novo para-choque foi desenhado para melhorar o ângulo de ataque.

Volkswagen Polo Track 2023
Volkswagen Polo Track 2023

Do outro lado, a traseira é praticamente idêntica ao hatchback renovado, usando máscara negra e sem os LEDs. As diferenças são o emblema “Track” no lugar de “Polo” na tampa do porta-malas; e o acabamento preto na região da placa, ao invés de usar a cor da carroceria como o Polo MPI.

Do lado de dentro, é o mesmo carro. Os bancos dianteiros inteiriços tem partes com acabamento cinza claro e costura laranja, e só. As demais alterações são por causa da falta de equipamentos, como o rádio com Bluetooth e uma pequena tela monocromática no lugar do sistema Composition Touch com display sensível ao toque.

Volkswagen Polo Track 2023

Falando em equipamentos, a Volkswagen adianta que o Polo Track 2023 virá de série com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, ar-condicionado, direção elétrica e travas elétricas. As rodas são de 15 polegadas com calotas exclusivas. Terá opcionais, com itens como o rádio com Bluetooth, volante multifuncional, computador de bordo, entradas USB e antena de teto. Este pacote está equipando os modelos da pré-venda.

Obviamente, a mecânica trará o motor mais básico da Volkswagen neste momento, com o 1.0 MPI flex de três cilindros, o mesmo que equipava o Gol e ainda aparece no Polo MPI reestilizado. São 84 cv e 10,3 kgfm de torque, trabalhando exclusivamente com um câmbio manual de cinco marchas. Esqueça ver um motor mais potente, pois o 1.0 TSI ficará reservado para as versões acima e o 1.6 MSI saiu de linha.

O Volkswagen Polo Track 2023 inicia a pré-venda hoje, ainda que só comece a ser produzido em janeiro. Custará R$ 79.990, sem os opcionais, porém quem comprar o carro agora receberá o pacote com o rádio Media Plus com Bluetooth, computador de bordo, volante multifuncional, entrada USB e antena de teto. Por este preço, é um pouco mais caro do que Fiat Argo (R$ 75.690) e Hyundai HB20 (R$ 77.790). A VW argumenta que o novo hatch custa o mesmo que o Gol com o rádio Media Plus e as rodas de 15 polegadas, ambas opcionais, mostrando que terá o mesmo posicionamento.


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