Depois de assinar um acordo de intenções, o Grupo Renault e a Geely anunciaram oficialmente uma parceria que focará no desenvolvimento de novos motores a combustão e híbridos. A fabricante francesa e a empresa chinesa terão 50-50 de participação nesta nova companhia, que irá operar de forma independente como fornecedora de sistemas e componentes para motorizações.

Inicialmente, a nova empresa irá produzir e fornecer motorizações híbridas de nova geração para marcas como Renault, Dacia, Geely, Volvo, Lynk & Co, Proton, Nissan e Mitsubishi. Porém, no futuro, o leque de clientes deve expandir para marcas fora dos dois grupos, atendendo toda a indústria automotiva. Esta nova companhia ainda irá desenvolver tecnologias de emissões zero em cinco centros de pesquisa e desenvolvimentos globais.

Pelo novo acordo entre a Renault e a Geely, esta nova empresa irá contratar cerca de 19 mil pessoas ao redor do mundo e irá operar com um total de 17 fábricas em três países. As estimativas inicials mostram que irá produzir mais de 5 milhões de motores a combustão, híbridos e híbridos plug-in, além de transmissões, enviando os componentes para mais de 130 países e mercados. É muito ambicioso, pois a ideia é o portfolio de motores da joint venture represente mais de 80% do mercado global de propulsores a combustão.

“Conforme o Grupo Renault acelera em sua transformação Renaulution para capturar valores em toda a cadeia automotiva, estamos felizes em criar planos para uma ambiciosa parceria com a Geely, para desenvolver tecnologias de motores a combustão e híbridos, que continuarão a ser uma parte crítica da cadeia de fornecedores automotivos pelas próximas décadas", comenta Luca de Meo, CEO da Renault.

A Geely atualmente é uma das maiores fabricantes da indústria automotiva, com o controle de uma série da montadoras, incluindo Volvo, Lotus, Polestar, Proton, Lynk & Co, Zeekr e Geometry. Recentemente, a empresa chinesa ainda fez um investimento na Aston Martin. O novo acordo com a Renault levará a um novo anúncio formal marcado para 2023.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com