O avanço verificado na segurança dos veículos nos últimos anos passa também por aprimoramentos no sistema de iluminação. Faróis estão cada vez mais sofisticados e já incorporam recursos importantes, desde comandos automáticos até LEDs de máximo alcance. Agora, a ideia é ir além e fazer com que possam projetar informações diretamente na estrada, auxiliando tanto motoristas quanto pedestres.

É o caso da tecnologia "high-resolution" apresentada recentemente pela Ford. Nesse sistema, os faróis passam a funcionar também como projetores de sinalização, de modo a exibir diretamente na estrada (exatamente na linha de visão do motorista) informações sobre direção, limites de velocidade e até mesmo dados meteorológicas.

Galeria: Ford - faróis high-resolution

Recurso do tipo já é adotado pela Mercedes-Benz no sedã de luxo Classe S, atendendo especialmente o segmento premium. Agora, a Ford quer expandir a tecnologia também para o andar de baixo, sendo uma das primeiras marcas generalistas a apostar na novidade.

A ideia é ampliar o nível de segurança para o motorista durante a condução e, ao mesmo tempo, auxiliar também pedestres. Segundo a Ford, quando as marcações na pista estiverem desbotadas ou poucos visíveis, os faróis serão capazes de projetar faixas de pedestres para orientar quem estiver passando.

No futuro próximo, a Ford prevê que os faróis estarão ligados diretamente ao sistema de navegação e entretenimento dos carros, alertando o motorista sobre condições escorregadias, neve na pista ou neblina à frente. De acordo com a rota apontada, também será possível adiantar as próximas curvas da estrada.

Por enquanto, a marca não diz quando introduzirá os faróis de alta resolução em um modelo de produção, mas desde já é certa que a tecnologia não será exclusiva para carros de luxo.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com