A Royal Enfield é considerada por muitos como uma das fabricantes com maior potencial de crescimento no setor. Suas motos sempre tiveram um ar descontraído, diferenciando-se em um segmento onde tecnologia e performance parecem ser o foco das montadoras. O mais recente lançamento da marca, a Hunter 350, juntamente com todos os seus outros modelos, é realmente uma prova da pegada mais simples da empresa indiana. 

Dito isto, mesmo uma empresa tão fiel a suas raízes como a Royal Enfield não pode escapar das tendências globais da indústria de motocicletas. Estamos falando de eletrificação e, embora uma Royal Enfield movida a eletricidade não seja um pensamento de outro mundo, ainda não vimos a fabricante indiana falar alguma coisa sobre motos elétricas. Dito isto, se a Royal Enfield pudesse criar um modelo de produção semelhante ao que os britânicos da Electric Classic Cars fizeram (moto que ilustra o texto) a partir de uma Bullet 350, já seria um começo

Electric Classic Cars Photon: Royal Enfield Bullet 350 elétrica
Electric Classic Cars Photon: Royal Enfield Bullet 350 elétrica

Uma reportagem do site BikeDekho revelou que a Royal Enfield realmente tem planos para lançar motos totalmente elétricas até 2026. São pouco mais de 3 anos até lá. Como a Royal sempre presou pela qualidade e toma seu tempo com o desenvolvimento de novos produtos, isso significa que a empresa vai trabalhar ter que "correr" para garantir que, apesar de serem elétricas, suas futuras motos ainda tenham o visual icônico, a sensação e as características de pilotagem conhecidas da Royal Enfield. 

Embora nenhum detalhe tenha sido confirmado até agora, espera-se que, a fim de obter uma baterias que forneçam uma autonomia aceitável, as futuras elétricas da empresa tenham desempenho semelhante a uma motocicleta convencional de 300 cilindradas. Mais baterias são necessárias para aumentar o desempenho, e mais baterias acrescentam peso. Além disso, dado o estado atual da tecnologia e o papel que a Royal Enfield tem historicamente de oferecer motos divertidas e acessíveis, ter uma moto elétrica com grande autonomia e performance de esportiva parece improvável.

Seja como for, uma motocicleta elétrica urbana faria muito sentido, pois os trajetos são menores e uma autonomia mais baixa é algo comum. Dito isto, espera-se que muitos veículos elétricos venham da Índia futuramente. Em breve, motos como a Husqvarna E-Pilen e futura elétrica da KTM desenvolvida com a Bajaj devem ser apresentadas.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com