Em junho de 2018, a Alfa Romeo apresentou os seus planos que listavam o GTV e 8C como carros a serem lançados em 2022. Um ano depois, a empresa retirou os dois da lista, desapontando os entusiastas que esperavam ver um cupê baseado no Giulia e um supercarro com motor central. Parece que não é bem assim, pois a fabricante estaria trabalhando em um esportivo com motor V6, antes de virar uma marca só de elétricos.

A revista britânica Car Magazine apurou que a Alfa Romeo vai mostrar um "estudo de design" para um esportivo de verdade no ano que vem. Caso tenha interesse o suficiente, poderá virar um carro de produção limitada, chegando na segunda metade da década. Supostamente, este modelo usaria o motor 2.9 V6 biturbo das versões Quadrifoglio do Giulia e do Stelvio, com 510 cv e 61,2 kgfm.

Nuova Alfa Romeo GTV, il rendering

Não podemos esquecer que a Alfa Romeo chegou a vender o Giulia GTA/GTAm, com o mesmo motor de seis cilindros, mas retrabalhado para entregar 540 cv. A reportagem não exclui a possibilidade de aproveitar a tecnologia híbrida vinda da Fórmula 1. O chassi seria um monocoque de fibra de cabono como no plano original do 8C, e que também teria uma conexão com a equipe da F1 e até mesmo com a Maserati, que trabalha no MC20.

Claro, tudo isto pode ser apenas um rumor e, mesmo que seja verdade, a Alfa Romeo já mudou de ideia anteriormente sobre o GTV e 8C. Seria triste ver a fabricante começar a vender somente elétricos sem dar um adeus adequado para o V6. O documento divulgado no ano passado pela Stellantis indica que a Alfa Romeo passará a ser uma fabricante de carros elétricos a partir de 2027, focada nos Estados Unidos, Europa e China. A nova geração do Giulia inclusive já foi anunciada e será totalmente elétrico.

Stellantis electrification roadmap

A Alfa Romeo não teve nenhum problema para vender as 500 unidades produzidas do Giulia GTA/GTAm, mesmo que cada uma tivesse custado 180.000 euros (R$ 951,9 mil an cotação atual). O último carro a combustão da marca obviamente seria um item bem cobiçado por colecionadores na Europa, então faria sentido seguir em frente com este projeto e nos deixar dar adeus ao V6 com um supercarro.

Observação: O carro da foto usada aqui é a nossa projeção do Alfa Romeo GTV e do 8C, feitas antes de serem cancelados.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com