Não é segredo algum que grandes criminosos têm um talento especial para comprar carros luxuosos e muito potentes para gastar suas riquezas ilícitas. Mas quando as coisas acabam dando errado (o que certamente vai acontecer alguma hora), o que acontece com esses supercarros apreendidos? 

A polícia da Tchéquia (antiga República Tcheca) teve uma ideia para o destino final de uma Ferrari 458 Italia que ela tinha em mãos. Em vez de destruir o supercarro italiano - assim como o governo filipino fazia com seus carros contrabandeados apreendidos - o departamento de polícia do país do leste europeu o transformou em algo mais útil: uma viatura polícial. Caso você acompanhe o Motor1.com, é certeza que você já viu que no Brasil isso acabou se tornando uma tradição, à exemplo da Mercedes GLE Coupé da Polícia Civil de São Paulo ou do Porsche Cayenne GTS da Polícia Federal Rodoviária (PRF). 

Ferrari 458 Italia_3

Anunciado pela Polícia da Tchéquia, a 458 Italia convertida iniciou seu serviço como viatura policial no país europeu. O superesportivo prestará serviços ao Departamento de Vigilância Especial da Tchéquia com jurisdição nacional e dirigido somente por policiais especialmente treinados. Especificamente, a viatura especial será usada "contra os motoristas mais agressivos nas rodovias tchecas, ao perseguir veículos roubados, ou durante a vigilância nos locais de eventos relatados".

Segundo o comunicado de imprensa, o departamento de polícia teve que gastar CZK 340.000 para modificar a Ferrari para o que é hoje (veja o vídeo no início desta página), ou cerca de R$ 75.102 em conversão direta seguindo o câmbio atual. Este valor fica em torno do preço de um novo Skoda Scala (hatch derivado do Golf), de acordo com o departamento policial.

Ferrari 458 Italia_2

Essa quantia está no topo dos CZK 130.000 (R$ 28.715) gastos para colocar o carro em funcionamento, já que ele acabou ficando parado por 10 anos. O superesportivo italiano tinha aproximadamente 2.000 quilômetros (1.243 milhas) no hodômetro quando foi apreendido.

As modificações do mercado de reposição no supercarro começam com a pintura. Vindo de uma carroceria vermelha, o 458 Italia ganhou uma nova pintura prata, além de um sistema de câmera, rádio, luz especial de advertência e um letreiro digital de LED no para-brisa. Vem também com um radar de velocidade tipo pistola como parte dos equipamentos. 

A Polícia da Tchéquia afirma que a Ferrari 458 Italia não é o carro mais caro ou mais raro que o departamento conseguiu. Em 2021, o governo apreendeu quase 900 veículos - a maioria deles foi vendida, com o valor arrecadado sendo usado para cobrir os danos causados ​​pelo infrator. 


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com