Há um tempo que algumas fabricantes comentam sobre ter um sistema de assinatura para determinadas funções do carro ou até equipamentos - algo como no mundo dos videogames. Isto virou realidade, pois os donos de carros da BMW na Coreia do Sul agora tem a opção de pagar para ter bancos com aquecimento, com uma mensalidade de 24.000 won (o equivalente a R$ 98). Ainda há os planos de um ano por R$ 942 ou três anos por R$ 1.514.

Para isso, a BMW está usando o portal ConnectedDrive Store, que já existia para os clientes baixarem uma série de aplicativos. Tudo é feito pela internet, sem a necessidade de visitar uma concessionária para instalar um novo software. No caso dos bancos aquecidos, a marca de luxo alemã está oferecendo um período de grátis de um mês para teste. Se o proprietário assim preferir, pode tratar o item como um opcional, pagando o equivalente a R$ 2.172 para ter o equipamento de forma permanente.

BMW heated seats subscription

Não é o único item a ser cobrado. Volante com aquecimento custa R$ 53 por mês, R$ 492 por ano e R$ 862 por três anos. Quer comprar o equipamento? Prepare-se para pagar R$ 1.188. Embora tenha dito anteriormente que não iria cobrar pelo uso do Apple CarPlay, a BMW encontrou outra forma de ganhar dinheiro, com uma assinatura para a versão com conexão wireless. E não é nada barato, pois custa R$ 1.632 para não ter que pagar mensalidades. A loja ainda traz outros itens a serem pagos, como assistente de farol alto, sistemas de segurança adicionais e o Drive Recorder, que grava a imagem ao redor do veículo.

Um dos itens mais estranhos nesta loja da BMW é o chamado IconicSounds Sport. É um sistema que toca sons falsos do motor através do sistema de som do carro, e você teria que pagar R$ 739 para ter este opcional permanentemente. Ao menos não tem um plano de assinatura para esta "função".

E vale a pena ter todo este trabalho para ter um sistema de assinatura para funções dos carros? A Stellentis fez um estudo e estima que faria US$ 23 bilhões (R$ 123,1 bilhões) por ano até o final desta década, usando este tipo de cobrança. É muito dinheiro, principalmente pois o equipamento já estará no veículo, a única diferença é que está desativado e você precisa pagar para poder usar.

Isto obviamente fará com que apareça todo tipo de desbloqueio para os carros, destravando estas funções sem ter que pagar. Claro, as fabricantes devem ter se preparado, colocando em seus termos que isto acabaria com a garantia do veículo. A não ser que o proprietário realmente queria esperar pelo fim da garantia, o mais provável é que ele busque por uma solução logo ao sair da concessionária.

Por enquanto, poucas empresas da indústria automotiva estão considerando um plano deste tipo. Além da BMW, a Mercedes-Benz e a Stellantis têm planejado algo assim há anos. Por outro lado, algumas fabricantes como Ford e Toyota se declararam contra esta ideia, afirmando que "não é correto" cobrar por algo que já está no veículo.


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