Mantendo o equilíbrio em relação às vendas diretas registrado em maio, o varejo respondeu por 51,36% dos 165.470 automóveis e comerciais leves emplacados em junho. Com 18,67% de participação, a Fiat retomou a liderança perdida no mês anterior. A novidade ficou por conta da Toyota (15,81%) à frente da Chevrolet (15,07%), preferida no último ranking. Volkswagen (11,71%) e Hyundai (10,94%) completaram o top 5.
No ranking de automóveis, algo possivelmente inédito: todos os cinco primeiros colocados foram SUVs / crossovers. A vitória ficou com o Hyundai Creta (4.733), com o Chevrolet Tracker (4.036) travando briga apertada contra o Fiat Pulse (3.900) pelo 2º lugar. VW T-Cross (3.483) e Toyota Corolla Cross (3.333), também próximos entre si, vieram na sequência.
Preferido em maio, o Chevrolet Onix (3.142) foi o melhor do resto, com quase 80% de seus registros na modalidade. Atrás do Hyundai HB20 (3.114), o Chevrolet Onix Plus (2.966) manteve a liderança entre os sedãs. O segmento ainda teve o Toyota Corolla (2.612) no top 10. Extremamente dependente de vendas diretas, o VW Gol (1.793) teve menos de 20% de suas unidades no varejo.
Ao contrário de maio, pelo menos dessa vez tivemos um modelo de entrada no top 10: o Renault Kwid (2.909), 9º colocado – o rival Fiat Mobi, com 2.589 unidades, foi o 11º. Destaque para a BMW, que pelo 3º mês consecutivo emplacou três modelos no top 50: o X1 (418) em 32º, o 320i (293) em 35º e o X3 (222) em 39º. Menção também para os Mercedes GLC (151) e GLE (150) aparecendo na lista.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN.22 (A) |
1º | HYUNDAI CRETA | 4.733 | 79,90% | 5.924 |
2º | CHEVROLET TRACKER | 4.036 | 75,98% | 5.312 |
3º | FIAT PULSE | 3.900 | 80,60% | 4.839 |
4º | VW T-CROSS | 3.483 | 55,21% | 6.309 |
5º | TOYOTA COROLLA CROSS | 3.333 | 85,03% | 3.920 |
6º | CHEVROLET ONIX | 3.142 | 79,56% | 3.949 |
7º | HYUNDAI HB20 | 3.114 | 39,23% | 7.938 |
8º | CHEVROLET ONIX PLUS | 2.966 | 76,56% | 3.874 |
9º | RENAULT KWID | 2.909 | 57,68% | 5.043 |
10º | TOYOTA COROLLA | 2.612 | 68,13% | 3.834 |
11º | FIAT MOBI | 2.589 | 54,79% | 4.725 |
12º | VW NIVUS | 2.575 | 87,88% | 2.930 |
13º | TOYOTA YARIS HATCH | 1.987 | 88,74% | 2.239 |
14º | HONDA CITY | 1.942 | 79,88% | 2.431 |
15º | NISSAN KICKS | 1.928 | 44,68% | 4.315 |
16º | VW GOL | 1.793 | 19,00% | 9.435 |
17º | HONDA CITY HATCH | 1.464 | 93,61% | 1.564 |
18º | JEEP COMPASS | 1.423 | 23,31% | 6.104 |
19º | JEEP RENEGADE | 1.407 | 34,13% | 4.123 |
20º | FIAT ARGO | 1.399 | 45,17% | 3.097 |
21º | TOYOTA SW4 | 1.080 | 92,39% | 1.169 |
22º | FIAT CRONOS | 980 | 16,21% | 6.047 |
23º | TOYOTA YARIS SEDAN | 883 | 69,20% | 1.276 |
24º | HYUNDAI HB20S | 875 | 35,01% | 2.499 |
25º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 760 | 83,52% | 910 |
26º | VW TAOS | 713 | 85,19% | 837 |
27º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 691 | 67,22% | 1.028 |
28º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 630 | 66,60% | 946 |
29º | RENAULT DUSTER | 589 | 32,03% | 1.839 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 523 | 70,30% | 744 |
31º | CHEVROLET SPIN | 421 | 27,36% | 1.539 |
32º | BMW X1 | 418 | 88,94% | 470 |
33º | NISSAN VERSA | 364 | 100,00% | 364 |
34º | VW VIRTUS | 335 | 80,72% | 415 |
35º | BMW 320i | 293 | 92,43% | 317 |
36º | VW POLO | 245 | 98,79% | 248 |
37º | JEEP COMMANDER | 242 | 16,97% | 1.426 |
38º | RENAULT SANDERO | 233 | 21,94% | 1.062 |
39º | BMW X3 | 222 | 90,24% | 246 |
40º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 211 | 58,94% | 358 |
41º | TOYOTA RAV4 | 168 | 99,41% | 169 |
42º | VW JETTA | 167 | 93,82% | 178 |
43º | PEUGEOT 208 | 162 | 3,72% | 4.349 |
44º | MERCEDES-BENZ GLC | 151 | 100,00% | 151 |
45º | MERCEDES-BENZ GLE | 150 | 100,00% | 150 |
46º | MITSUBISHI PAJERO | 136 | 98,55% | 138 |
47º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 135 | 90,00% | 150 |
48º | FORD BRONCO | 126 | 55,02% | 229 |
49º | RENAULT CAPTUR | 126 | 60,29% | 209 |
50º | LAND ROVER DISCOVERY | 121 | 98,37% | 123 |
Na disputa entre os comerciais leves, a Fiat Strada (3.520) interrompeu uma sequência de vitórias da Toyota Hilux (2.653) nos últimos meses. Confortável no pódio, a Fiat Toro (1.945) emplacou mais de 1,1 mil unidades de vantagem sobre a Mitsubishi L200 (805), que repetiu a 4ª posição de maio. Em briga acirrada pela 5ª posição, vitória da Chevrolet S10 (633) sobre a Ford Ranger (590).
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | JUN.22 (A) |
1º | FIAT STRADA | 3.520 | 35,77% | 9.840 |
2º | TOYOTA HILUX | 2.653 | 69,00% | 3.845 |
3º | FIAT TORO | 1.945 | 43,41% | 4.481 |
4º | MITSUBISHI L200 | 805 | 48,67% | 1.654 |
5º | CHEVROLET S10 | 633 | 21,35% | 2.965 |
6º | FORD RANGER | 590 | 44,19% | 1.335 |
7º | FIAT FIORINO | 557 | 35,43% | 1.572 |
8º | NISSAN FRONTIER | 380 | 47,98% | 792 |
9º | KIA K2500 | 230 | 100,00% | 230 |
10º | PEUGEOT EXPERT | 175 | 51,62% | 339 |
11º | RENAULT DUSTER OROCH | 172 | 18,47% | 931 |
12º | IVECO DAILY 35-150 | 161 | 98,17% | 164 |
13º | CITROËN JUMPY | 133 | 47,84% | 278 |
14º | VW / MAN EXPRESS | 129 | 83,77% | 154 |
15º | RENAULT MASTER | 97 | 14,63% | 663 |
16º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 85 | 100,00% | 85 |
17º | VW AMAROK | 80 | 96,39% | 83 |
18º | IVECO DAILY 30-130 | 78 | 100,00% | 78 |
19º | EFFA V21 | 70 | 100,00% | 70 |
20º | IVECO DAILY | 70 | 100,00% | 70 |
21º | FORD TRANSIT | 68 | 62,96% | 108 |
22º | FORD MAVERICK | 67 | 27,57% | 243 |
23º | PEUGEOT PARTNER | 58 | 63,74% | 91 |
24º | FIAT DUCATO | 48 | 36,64% | 131 |
25º | HYUNDAI HR | 33 | 94,29% | 35 |
26º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 18 | 100,00% | 18 |
27º | EFFA V22 | 14 | 100,00% | 14 |
28º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 11 | 100,00% | 11 |
29º | VW SAVEIRO | 11 | 1,46% | 755 |
30º | CITROËN JUMPER | 9 | 75,00% | 12 |
31º | PEUGEOT BOXER | 9 | 56,25% | 16 |
32º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 8 | 100,00% | 8 |
33º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 8 | 100,00% | 8 |
34º | FOTON AUMARK 1039 | 7 | 100,00% | 7 |
35º | JAC V260 | 7 | 100,00% | 7 |
36º | KIA UK2500 | 5 | 100,00% | 5 |
37º | EFFA V25 | 3 | 100,00% | 3 |
38º | JAC IEV750 | 3 | 100,00% | 3 |
39º | CHEVROLET MONTANA | 2 | 50,00% | 4 |
40º | EFFA K01 | 2 | 100,00% | 2 |
41º | FORD F1000 | 2 | 100,00% | 2 |
42º | FORD F150 | 2 | 100,00% | 2 |
43º | JAC IEV330P | 2 | 100,00% | 2 |
44º | CHEVROLET SILVERADO | 1 | 100,00% | 1 |
45º | CITROËN BERLINGO | 1 | 100,00% | 1 |
46º | HYUNDAI H100 | 1 | 100,00% | 1 |
47º | KIA K2700 | 1 | 100,00% | 1 |
48º | NISSAN URVAN | 1 | 100,00% | 1 |
49º | RAM 1500 | 1 | 0,67% | 150 |
50º | RAM 3500 | 1 | 0,66% | 151 |
NO 1º SEMESTRE
Praticamente estável na comparação com 2021, o varejo respondeu por 56,15% dos 851.444 veículos emplacados entre janeiro e junho. Numa disputa acirrada entre as montadoras, a Fiat (17,53%) ficou à frente da Chevrolet (15,84%) por menos de 2 pontos percentuais. Vice-líder há um ano, a VW (11,63%) foi superada pela Toyota (14,64%) e teve vantagem reduzida sobre a Hyundai (11,06%).
A disputa pela 1ª posição entre os automóveis foi apertada, com apenas 745 unidades separando o Chevrolet Onix (26.786), vice no 1º semestre de 2021, do Hyundai Creta (26.041). Perto dos dois primeiros, o VW T-Cross (24.258) completou o pódio. Além do Onix, a Chevrolet ainda emplacou o Tracker (20.490) e o Onix Plus (19.910) entre os cinco primeiros. Preferido há um ano, o Hyundai HB20 (19.194) foi superado pelo novato Fiat Pulse (19.598) e caiu para o 7º lugar.
Entre os veículos de entrada, vitória do Renault Kwid (18.714, 8º) sobre o Fiat Mobi (14.971, 10º). Com 18.567 unidades, o Corolla Cross encerrou o período no pelotão de cima como líder da Toyota. Fortes em vendas diretas, a dupla da Jeep foi discreta no varejo: o Renegade (9.291) ficou atrás do Nissan Kicks (99.44633) e o Compass (7.465) figurou em 19º.
Novidades da Honda, City (10.809) e City Hatch (6.714) garantiram lugar entre os 20 primeiros. Num primeiro semestre para esquecer, a linha Polo / Virtus, somados, emplacou menos de 3,2 mil unidades. Entre os modelos premium, apenas representantes da BMW: o 320i (1.994) em 33º e o X1 (1.733) em 38º.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º | CHEVROLET ONIX | 26.786 | 79,13% | 33.850 |
2º | HYUNDAI CRETA | 26.041 | 89,01% | 29.255 |
3º | VW T-CROSS | 24.258 | 73,80% | 32.871 |
4º | CHEVROLET TRACKER | 20.490 | 75,98% | 26.966 |
5º | CHEVROLET ONIX PLUS | 19.910 | 73,90% | 26.941 |
6º | FIAT PULSE | 19.598 | 81,54% | 24.035 |
7º | HYUNDAI HB20 | 19.194 | 44,81% | 42.834 |
8º | RENAULT KWID | 18.714 | 81,19% | 23.049 |
9º | TOYOTA COROLLA CROSS | 18.567 | 83,38% | 22.267 |
10º | FIAT MOBI | 14.971 | 47,60% | 31.453 |
11º | TOYOTA COROLLA | 14.648 | 70,30% | 20.836 |
12º | VW NIVUS | 14.472 | 86,79% | 16.674 |
13º | FIAT ARGO | 12.037 | 54,40% | 22.128 |
14º | HONDA CITY | 10.809 | 87,47% | 12.358 |
15º | TOYOTA YARIS HATCH | 9.733 | 81,16% | 11.992 |
16º | NISSAN KICKS | 9.463 | 55,38% | 17.087 |
17º | JEEP RENEGADE | 9.291 | 37,34% | 24.880 |
18º | VW GOL | 8.025 | 33,99% | 23.607 |
19º | JEEP COMPASS | 7.465 | 24,06% | 31.029 |
20º | HONDA CITY HATCH | 6.714 | 80,50% | 8.340 |
21º | HYUNDAI HB20S | 6.392 | 41,36% | 15.456 |
22º | TOYOTA SW4 | 6.238 | 93,10% | 6.700 |
23º | RENAULT DUSTER | 4.998 | 52,41% | 9.537 |
24º | TOYOTA YARIS SEDAN | 4.799 | 70,33% | 6.824 |
25º | FIAT CRONOS | 4.640 | 28,75% | 16.140 |
26º | CAOA CHERY TIGGO 5X | 4.432 | 86,04% | 5.151 |
27º | CAOA CHERY TIGGO 7 | 3.918 | 87,46% | 4.480 |
28º | NISSAN VERSA | 3.674 | 88,08% | 4.171 |
29º | VW TAOS | 3.473 | 89,05% | 3.900 |
30º | CAOA CHERY TIGGO 8 | 3.195 | 70,62% | 4.524 |
31º | HONDA HR-V | 3.162 | 97,35% | 3.248 |
32º | CHEVROLET CRUZE SEDAN | 2.856 | 59,07% | 4.835 |
33º | BMW 320i | 1.994 | 87,80% | 2.271 |
34º | HONDA CIVIC | 1.948 | 98,48% | 1.978 |
35º | PEUGEOT 208 | 1.839 | 12,19% | 15.081 |
36º | CAOA CHERY TIGGO 3X | 1.800 | 52,75% | 3.412 |
37º | VW POLO | 1.795 | 88,95% | 2.018 |
38º | BMW X1 | 1.733 | 87,61% | 1.978 |
39º | JEEP COMMANDER | 1.623 | 16,81% | 9.657 |
40º | RENAULT SANDERO | 1.514 | 32,19% | 4.704 |
41º | RENAULT CAPTUR | 1.396 | 57,07% | 2.446 |
42º | CHEVROLET SPIN | 1.375 | 19,92% | 6.901 |
43º | VW VIRTUS | 1.349 | 48,40% | 2.787 |
44º | FIAT SIENA | 1.289 | 32,06% | 4.020 |
45º | CITROËN C4 CACTUS | 1.058 | 9,96% | 10.618 |
46º | MITSUBISHI PAJERO | 1.043 | 85,35% | 1.222 |
47º | MITSUBISHI ECLIPSE CROSS | 961 | 61,52% | 1.562 |
48º | MITSUBISHI OUTLANDER | 872 | 88,26% | 988 |
49º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 716 | 93,11% | 769 |
50º | HONDA WR-V | 676 | 95,21% | 710 |
Entre os comerciais leves, tivemos uma nova líder: se na 1ª metade do ano passado a Fiat havia emplacado as duas primeiras colocadas, em 2022 a Toyota Hilux (15.558) assumiu a posição de honra com aproximadamente 800 unidades de vantagem sobre a Strada (14.737) e quase 3,3 mil à frente da Toro (12.290).
A Ford Ranger, com 3.605 unidades, manteve o quarto lugar sob séria ameaça de Fiat Fiorino (3.575) e Mitsubishi L200 (3.533). Com 3.047 unidades, a Chevrolet S10 (3.047) mais uma vez ficou fora do top 5. Em mau momento comercial, a Renault Oroch (1.021) sequer figurou entre os dez primeiros. Dezenove modelos do top 50 tiveram todos os seus registros na modalidade.
POS. | MODELO | VAREJO | % TOTAL | TOTAL 1º SEM. 2022 (A) |
1º | TOYOTA HILUX | 15.558 | 72,21% | 21.546 |
2º | FIAT STRADA | 14.737 | 28,87% | 51.046 |
3º | FIAT TORO | 12.290 | 47,52% | 25.863 |
4º | FORD RANGER | 3.605 | 54,04% | 6.671 |
5º | FIAT FIORINO | 3.575 | 37,27% | 9.592 |
6º | MITSUBISHI L200 | 3.533 | 48,78% | 7.242 |
7º | CHEVROLET S10 | 3.047 | 21,80% | 13.976 |
8º | NISSAN FRONTIER | 2.480 | 62,02% | 3.999 |
9º | RENAULT MASTER | 2.059 | 46,43% | 4.435 |
10º | VW AMAROK | 1.270 | 65,36% | 1.943 |
11º | KIA K2500 | 1.162 | 99,74% | 1.165 |
12º | PEUGEOT EXPERT | 1.159 | 57,72% | 2.008 |
13º | IVECO DAILY 35-150 | 1.078 | 87,79% | 1.228 |
14º | RENAULT OROCH | 1.021 | 26,63% | 3.834 |
15º | VW / MAN EXPRESS | 851 | 72,30% | 1.177 |
16º | CITROËN JUMPY | 844 | 53,35% | 1.582 |
17º | HYUNDAI HR | 482 | 86,07% | 560 |
18º | FIAT DUCATO | 464 | 27,44% | 1.691 |
19º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 314 | 350 | 100,00% | 350 |
20º | IVECO DAILY 30-130 | 333 | 96,24% | 346 |
21º | EFFA V21 | 293 | 100,00% | 293 |
22º | FORD TRANSIT | 230 | 50,88% | 452 |
23º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 416 | 205 | 100,00% | 205 |
24º | PEUGEOT PARTNER | 185 | 66,31% | 279 |
25º | IVECO DAILY | 166 | 97,08% | 171 |
26º | FORD MAVERICK | 145 | 19,23% | 754 |
27º | EFFA V22 | 116 | 100,00% | 116 |
28º | VW SAVEIRO | 108 | 2,86% | 3.781 |
29º | MERCEDES-BENZ SPRINTER | 82 | 100,00% | 82 |
30º | PEUGEOT BOXER | 49 | 76,56% | 64 |
31º | FOTON AUMARK 3.5-14DT | 40 | 100,00% | 40 |
32º | JAC V260 | 36 | 100,00% | 36 |
33º | FOTON AUMARK 1039 | 35 | 100,00% | 35 |
34º | CITROËN JUMPER | 30 | 73,17% | 41 |
35º | BYD T3 | 23 | 100,00% | 23 |
36º | EFFA V25 | 22 | 100,00% | 22 |
37º | KIA UK2500 | 20 | 100,00% | 20 |
38º | RAM 3500 | 13 | 5,22% | 249 |
39º | CHEVROLET SILVERADO | 11 | 100,00% | 11 |
40º | MERCEDES-BENZ SPRINTER 315 | 11 | 100,00% | 11 |
41º | EFFA K01 | 8 | 100,00% | 8 |
42º | FORD F150 | 8 | 100,00% | 8 |
43º | RAM 2500 | 6 | 1,02% | 590 |
44º | TOYOTA BANDEIRANTE | 6 | 85,71% | 7 |
45º | RAM 1500 | 5 | 2,24% | 223 |
46º | WILLYS OVERLAND | 5 | 100,00% | 5 |
47º | CHEVROLET MONTANA | 4 | 30,77% | 13 |
48º | JAC IEV330P | 4 | 100,00% | 4 |
49º | JAC IEV750 | 4 | 100,00% | 4 |
50º | FORD F1000 | 3 | 100,00% | 3 |
Fonte: Fenabrave