Na semana passada, o Motor1.com Argentina teve a oportunidade de visitar a fábrica da Stellantis na região de Córdoba (ARG), onde produtos da Fiat são produzidos desde dezembro de 1996. Atualmente, apenas o Fiat Cronos é produzido lá, mas o sedã é líder de vendas naquele país há quase 2 anos.

Além deste sucesso, as unidades argentinas do Fiat Cronos foram exportadas para diferentes países, tendo o Brasil como principal comprador. Tivemos quase quatro horas de visita, onde vários gerentes de área nos deram suas explicações e dicas sobre os diferentes setores. Fizemos um balanço e estas são as sete coisas que você não sabia sobre a produção do Fiat Cronos.


punto-1

1.  "Um minuto perdido é um carro a menos no final do dia".

Ouvimos esta frase várias vezes durante todo o tour e ela fala do estrito cronograma dos processos de fabricação e da importância de tudo estar sempre funcionando. Desde o início da pandemia, a Fiat não registrou um único caso de contágio dentro da fábrica. Eles estão livres de acidentes há mais de 1.000 dias. Isto significa que, por turno de produção, é feito um Cronos por minuto.


punto-2

2. Produção modular

Hoje, a planta de Ferreyra na região de Córdoba produz apenas o Cronos, mas possui dois tipos de motores (1.3 e 1.8) e dois tipos de caixas de câmbio (MT5, AT6) - em breve, também terá o 1.0 e a transmissão CVT. Há também nove versões de equipamentos. Tudo na mesma fábrica e sem parar para mudar de modelo ou versão. Cada peça chega à linha de produção com hora certa. Por exemplo: as portas são montadas separadamente e depois montadas na carroceria, com seus diferentes acabamentos e comandos de acordo com a versão.


punto-3

3. Trabalho com fornecedores

Cada Fiat Cronos possui 2.147 peças que chegam à linha de montagem através de 74 rotas de alimentação de peças. A logística de levar tudo onde precisa estar, no lugar certo e na hora certa, é enorme e fundamental. Há muitos fornecedores nas proximidades da fábrica e a linha de produção está sendo aperfeiçoada para diminuir o tamanho e ter mais peças dentro de cada edifício de fabricação, economizando tempo e ganhando velocidade de produção.


punto-4

4. Produção 4.0

Pode parecer futurista ou ambicioso, mas a realidade é que os 1.517 funcionários da fábrica são os geradores constantes de melhorias para otimizar os processos e a qualidade da vida dos trabalhadores. Assim, um dispositivo que monitorou a correta colocação da máscara no meio de uma pandemia foi transformado em um sistema que verifica a qualidade e a quantidade de soldas na parte inferior da carroceria.

A assistência remota de especialistas em manutenção se dá através câmeras e realidade virtual. Diferentes cadeiras móveis foram adaptadas para que trabalhar em certas partes do carro não exija posições desconfortáveis para os funcionários ou possa levar a lesões a longo prazo. Tais cadeiras ergonômicas são feitas com peças do próprio Cronos que seriam descartadas.


punto-5

5. Uma planta mais amigável ao meio ambiente

Desde o ano 2000, a Fiat tem feito muito trabalho na proteção ambiental e no uso de recursos. Assim, com várias obras e reformas, a planta deixou de gerar 144 kg de resíduos de fabricação por carro para 117 kg. A meta é chegar a 112 kg até o final de 2022. Em 2000, a fabricação de um carro exigiu 4,5 m³ de água. Hoje em dia, são 3,2 m³ e espera-se que ainda seja possível chegar a 2,1 m³. O mesmo aconteceu com o consumo de eletricidade, passando de 1.273 kWh por carro para apenas 626 kWh por Cronos.


punto-6

6. Monitoramento passo a passo

Na fábrica argentina da Fiat, tudo é digitalizado e controlado. Scanners, sensores, tudo funciona para garantir que o Cronos saia com a melhor qualidade possível e sem problemas. Da linha de produção, para a bancada de teste e de lá para a pista de teste. Fomos levados para um passeio e as exigências são realmente altas para que não se  cometam erros e para detectar peças que precisam de ajuste ou correção final. O compromisso que você vê nos funcionários é total e isso também se soma no final do dia e no final da linha de produção.


punto-7

7. Áreas em conjunto.

Tivemos a oportunidade de ver a interação da fábrica com outras áreas ao seu redor, como comercial, imprensa e manutenção. Por trás delas há muitas pessoas que trabalham todos os dias para melhorar o que sai da fábrica de Ferreyra. Há interação e confiança entre eles, como se estivessem lidando um com o outro diariamente, algo que certamente não é o caso devido à intensidade do trabalho em cada área.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com