Pouco mais de um mês do anúncio da suspensão das atividades da fábrica de Jacareí, no interior de São Paulo, a Caoa Chery revela seus próximos modelos em sua nova estratégia de eletrificação, que aliás foi um dos motivos para o tal fechamento da fábrica no mês passado. Será uma boa leva de modelos: os SUVs Tiggo 5x Pro, Tiggo 7Pro Hybrid e Tiggo 8 Pro plug-in, além do sedã Arrizo 6Pro e o iCar, primeiro modelo 100% elétrico da marca no Brasil.

Antes de falar sobre os modelos, vale lembrar que quando anunciou a suspensão das atividades de sua fábrica no interior paulista, a Caoa Chery afirmou que a unidade ficaria parada por aproximadamente 2 anos para ser adaptada e, assim, ser capaz de produzir carros híbridos e elétricos no futuro. No entanto, no anúncio de hoje a fabricante revelou que iniciará a produção de modelos híbridos na fábrica de Anápolis (GO). 

Caoa Chery_Tiggo 8 Hybrid plug-in, Tiggo 7 Pro Hybrid, Tiggo 5X Pro Hybrid

Conforme anúncio, a meta é eletrificar toda a linha até o final de 2023, já que a marca sinalizou que acredita no potencial do mercado brasileiro em aderir aos modelos eletrificados. Embora não tenha detalhado as motorizações de cada modelo, algo que deverá fazer nesta quarta-feira (15), a montadora afirma que cada modelo de sua gama passará a ter uma versão eletrificada. Agora bora conhecer as principais novidades.

Tiggo 5X Pro híbrido-leve flex

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid

Depois de receber uma atualização visual mais profunda com direito a grandes mudanças no interior, o Tiggo 5X Pro terá uma inédita versão híbrida flex. Vale lembrar que a marca não oficializou, se limitando dizer que o SUV terá motor híbrido 48V. Chamado de Tiggo 5X Pro Hybrid, a variante híbrida-leve começa a ser produzida ainda neste mês. Mas como você viu não será um híbrido convencional como o Corolla Cross, pois o SUV compacto da marca sino-brasileira adotará um propulsor do tipo híbrido-leve com sistema de 48V. 

Para isso, a marca pegou o motor 1.5 turbo híbrido-leve do Tiggo 7 Plus MHEV vendido atualmente no mercado chinês e vai adaptá-lo para beber nossa gasolina misturada com etanol. O motor é formado por 1.5 turbo a gasolina de 147 cv combinado a um motor elétrico de partida de 48V, que substitui o alternador, assim chegando a possíveis 170 cv de potência combinada. Vale lembrar que o sistema híbrido-leve não é capaz de tracionar as rodas sozinho, mas proporciona fôlego extra para o motor 1.5 turbo que, caso seja mantido hoje, representaria 20 cv extras (o 1.5 turbo flex rende 150 cv).

Tiggo 7 Pro híbrido-leve flex

Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid
Caoa Chery Tiggo 7 Pro Hybrid

Como deixamos de spoiler, o Tiggo 5X herdará o mesmo motor 1.5 híbrido-leve do Tiggo 7 Plus MHEV comercializado na China. E nada mais justo do que a Caoa Chery vender seu SUV médio com essa motorização, afinal, o Tiggo 7 Pro foi pela terceira vez o utilitário mais vendido do país em maio. Assim como o Tiggo 5X Pro Hybrid, o Tiggo 7 Pro Hybrid terá sua produção iniciada neste mês em Anápolis e também vai beber etanol, passando a ser também um hínrido-flex. Quando suas vendas começarem, a versão deverá ser oferecida como opção topo de linha.

Assim, ele virá com o mesmo motor 1.5 turbo atrelado ao propulsor elétrico de partida de 48V, que vai render seus 170 cv (estimados) de potência combinada, ou seja, como no Tiggo 7 Plus MHEV chinês e o futuro Tiggo 5X Pro Hybrid. Fica a expectativa para o consumo, que no caso da versão chinesa do utilitário fica em até 17 km/litro de consumo médio. Nada mal para um SUV de 1,5 tonelada de peso. 

Tiggo 8 Pro Hybrid plug-in

Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid plug-in
Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid plug-in

O terceiro integrante dos “Tiggos” anunciado é o Tiggo 8 Pro Hybrid plug-in, que ao contrário dos irmãos menores chega mesmo como um veículo híbrido – e neste caso ainda do tipo plug-in (recarregável na tomada). Aqui no Motor1.com havíamos publicados alguns flagras do modelo, que roda já algum tempo em testes pelas ruas do país, bem como o anúncio nas redes sociais da fabricante. Seu lançamento será em agosto. 

Embora ainda a Caoa Chery faça mistério, a surpresa é que no lugar do motor 1.5 híbrido-leve do Tiggo 5X Pro e Tiggo 7 Pro, o Tiggo 8 Pro Hybrid contará com conjunto formado por um motor 1.5 turbo de 156 cv e 23,45 kgfm de torque associado a outros dois propulsores elétricos, que combinados entregam nada menos do que 326 cv, enquanto o torque total chega a ótimos 57,61 kgfm. A fabricante se limitou a confirmar a transmissão automática, chamada de DHT (Dedicated Hybrid Transmission).

Embora a arrancada surpreenda na aceleração de 0 a 100 km/h, com o tempo de 4,9 segundos (tempo muito bom para um utilitário que pesa 1.740 kg), o SUV chama a atenção pela autonomia usando somente o motor elétrico, que chega a 100 km pelo padrão NEDC – padrão de teste utilizado pelo mercado europeu. Segundo a marca, esse longo alcance é conseguido graças a uma bateria de lítio de 19,27 kWh. Resta saber se o consumo otimista de 100 km/litro do modelo chinês será alcançado por aqui no uso real. 

iCar 100% elétrico

Caoa Chery iCar (eQ1)
Caoa Chery iCar (eQ1)

Revelado por meio de um teaser há poucos dias, o novo Caoa Chery eQ1 será o primeiro carro 100% elétrico da marca vendido no Brasil. Aliás, a montadora sino-brasileira o venderá por aqui com outro nome: iCar, que chegará nas lojas da marca no final de junho vindo importado da China. A ideia é "revolucionar o segmento de entrada dos carros elétrivos comercializados no Brasil". Com porte menor do que um subcompacto tradicional como um Fiat Mobi ou Renault Kwid, o pequeno elétrico terá a proposta de ser o veículo elétrico mais barato do país, superando inclusive o Renault Kwid e-Tech, vendido atualmente por R$ 146.990.

Falando do novo Caoa Chery iCar, seu desenho é bastante autoral por conta das dimensões reduzidas e formato dos faróis, bem como a disposição das luzes de neblina no para-choque frontal. Aliás, o modelo que será vendido no Brasil é diferente justamente neste ponto, pois o teaser deixou escapar que as luzes do modelo nacional serão redondas, mais convencionais, enquanto o eQ1 chinês traz luzes de LED na posição dos faróis de neblina com faixa vertical.

O futuro Caoa Chery tem apenas 3.200 mm de comprimento (48 cm a menos que um Kwid), 1.670mm de largura, 1.590 mm de altura e 2.150 mm de distância entre-eixos, tendo como destaque a carroceria de alumínio. Com proposta mais urbana, na China ele tem duas opções de motorizações: o primeiro tem 30 Kwh de potência e 12,24 kgfm de torque, enquanto segundo entrega 55 kWh (75 cv) 15,3 kgfm. Na mais forte, a velocidade máxima é limitada a 120 km/h. A bateria tem 40.6 kWh de capacidade, o que segundo a marca resulta numa autonomia de 408 km de autonomia. Amanhã deveremos saber qual será a versão escolhida para o Brasil. 

Arrizo 6 Pro híbrido-leve

Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid
Caoa Chery Arrizo 6 Pro Hybrid

Quando anunciou a suspensão das atividades da fábrica de Jacareí, a Caoa Chery afirmou que o Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro continuariam à venda juntos posteriormente, com a dupla passando a ser importada. A questão é que a montadora agora anuncia somente a importação do Arrizo 6 Pro (como era previsto, pois o Arrizo 6 já havia saído de linha antes e não fazia sentido vende-lo importado por aqui), já que essa versão do sedã é a mais atualizado e assim equipada da gama.

O sedã continua vindo com o mesmo visual conhecido até então, com os faróis de LEDs, luzes DRL, grade frontal em destaque e cabine com manopla de câmbio tipo joystick – última atualização do modelo em fevereiro deste ano. Debaixo do capô, o sedã deverá seguir a receita do Tiggo 5X Pro Hybrid e Tiggo 7 Pro Hybrid: motor 1.5 turboflex híbrido-leve com sistema de 48V. Sua estreia ficou marcada para agosto.

*Com informações e fotos de Leo Fortunatti

** Mais informações técnicas oficiais a respeito dos lançamentos serão divulgadas amanhã pela Caoa Chery


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