Depois de quase uma década à venda no mercado asiático e aproximadamente quatro anos de comercialização no Brasil, o Toyota Yaris caminha para estrear geração inteiramente nova.  Protótipos têm sido alvo constante de flagras nas últimas semanas e já deixam escapar pistas importantes do design, abrindo caminho para elaboração de projeções. É o caso das renderizações desta matéria, que fornecem visão geral sobre o novo sedã.

De cara, podemos notar que o Yaris 2023 terá linhas inspiradas no irmão maior Corolla mescladas com elementos do Camry. Na dianteira, o para-choque terá ampla abertura inferior e os faróis serão bem integrados ao desenho da grade. Nas laterais, vincos na altura das maçanetas irão percorrer toda a carroceria. Na traseira, as lanternas serão horizontalizadas, com formato pontiagudo e interligadas por barra que atravessará toda a tampa do porta-malas.

Galeria: Novo Toyota Yaris Sedan - Projeções

Verifica-se também ganho importante em termos de porte, como revelado pelos flagras. O porta-malas, por exemplo, terá espaço otimizado e crescerá para além dos atuais 473 litros. Ainda no interior, os ocupantes serão melhor acomodados nos bancos e terão novos recursos de tecnologia e assistência à disposição. Recursos de segurança de última geração também farão parte do pacote.

Mecanicamente, o ponto de partida será a plataforma DNGA, versão mais simples da arquitetura TNGA da Toyota desenvolvida pela Daihatsu. Será usada tanto pelo Yaris 2023 quanto pelo inédito SUV compacto que a marca apresentará no próximo dia 1º de julho. A base promete ganhos significativos em rigidez, segurança e redução de peso, além de abrir caminho para o lançamento de versões eletrificadas, como prometido pela Toyota para todos os seus modelos.

Daihatsu DN F Sedan Concept
Proporções da carroceria serão parecidas com as formas do Daihatsu DN F Sedan Concept

Sob o capô, o destaque ficará por conta de inédita configuração híbrida equipada com motor 1.5 a gasolina e propulsores elétricos associados. Já nas versões mais baratas, marcará presença um bloco 1.2 naturalmente aspirado. A estreia acontecerá em agosto começando por mercados da Ásia, onde o modelo também é chamado de Vios de acordo com o país. A primeira carroceria a chegar ao mercado será o sedã.

CONFIRA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com