Se existe uma rivalidade saudável na história da indústria automotiva é aquela entre Mercedes-Benz e BMW. Não se pode falar de um sem mencionar o outro. Eles são tão rivais quanto a Renault para a Peugeot na França, a Ferrari para a Lamborghini na Itália, a Ford para a Chevrolet nos EUA ou a Toyota para a Honda no Japão.

Seu compromisso de ultrapassar seu rival permitiu que a indústria visse um grande progresso em termos de desempenho, segurança e design. A Mercedes-Benz é provavelmente a melhor coisa que a BMW tem, e vice-versa. Sem a forte concorrência entre si, estariam numa situação mais difícil e não seriam as referências no mercado de carros premium. Competição é sempre bom.

Hoje, são as marcas de carros premium mais populares do mundo. Eu poderia dizer que todo mundo conhece ou já ouviu falar sobre Mercedes-Benz e BMW. Eles são o objetivo de muitos motoristas. Juntas, venderam quase 4,3 milhões de veículos em 2021, representando 40% das vendas globais de veículos premium e de luxo.

Motor1 Numbers - BMW x Mercedes-Benz
Números que inclui o segmento de vans colocam Mercedes-Benz na frente

BMW cresce mais rápido

Embora tenham sido tradicionalmente muito semelhantes quando se trata de tecnologia e inovação, há novas mudanças que começaram a surgir há alguns meses. Por exemplo, no ano passado, a BMW vendeu mais que a Mercedes-Benz e se tornou a marca de carros premium favorita do mundo, após um aumento de 9% em relação aos volumes de 2020. Em contrapartida, a Mercedes-Benz Automóveis (exclui Smart e vans), registou uma queda de 5%.

Motor1 Numbers - BMW x Mercedes-Benz
Quando o assunto são apenas carros das duas marcas (excluindo Smart e vans), a BMW pula na frente

A BMW se beneficiou de uma demanda crescente em seus modelos mais populares, enquanto a marca de Stuttgart sofreu com um Classe C e Classe E envelhecidos. A BMW aumentou seu volume de vendas na China, Europa, EUA e Japão-Coreia, enquanto a Mercedes registrou quedas nesses quatro mercados. É notável a diferença na variação de vendas na China-região e EUA-Canadá, de +8% vs -3%, e +21% vs -1%, respectivamente.

Agressivo versus conservador

Novo BMW Série 3 - Facelift
Mercedes-Benz Classe C 300e 2022 - Avaliação

Os resultados do ano passado são parcialmente explicados pelas diferentes estratégias adotadas por ambas as empresas. Ao longo da última década, a Mercedes-Benz concentrou todos os seus esforços na redução da idade média da sua base de clientes. A introdução do Classe A, CLA, CLS e da gama SUV com versões coupé são o resultado desta mudança. Parece que essas são escolhas que valeram a pena, já que hoje a Mercedes-Benz é conhecida não apenas por seus sedãs luxuosos e elegantes, mas também por seus veículos de desempenho mais esportivos.

A BMW nunca teve esse problema. Em contraste com o posicionamento histórico de sua rival, os Bimmers têm sido cada vez mais associados ao desempenho no segmento premium. É por isso que houve poucas mudanças na estratégia nos últimos anos. Até agora.

Motor1 Numbers - BMW x Mercedes-Benz

Com base nos dados mais recentes, parece que a BMW está adotando uma abordagem mais agressiva, enquanto a Mercedes-Benz ainda segue o caminho conservador. Aqui estão alguns exemplos claros dessa diferença emergente: o BMW iX, a segunda geração do Série 4 e o BMW Série 7 recentemente atualizado. Eles eram como bombas atômicas nas redes sociais, gerando todo tipo de conversa para melhor ou pior. Enquanto isso, vimos como os modelos mais recentes da Mercedes-Benz seguem o conceito de evolução versus revolução.

Ainda precisamos ver se a mudança de abordagem deles valerá a pena e o que acontecerá com a lacuna global de vendas. Pode ser um diferencial chave no futuro, ou apenas mais um ciclo para cada um deles. O tempo vai dizer.

O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista em indústria automotiva da JATO Dynamics.

MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Nesta edição do Semana Motor1.com, destacamos a confirmação do novo Fastback para o futuro SUV cupê da Fiat além de antecipar informações a respeito. Também foram destaques a chegada do Creta N Line, especificações do novo Honda ZR-V que será vendido no Brasil, Fiat Cronos 2023 e o SUV elétrico BMX iX3.  

Envie seu flagra! flagra@motor1.com