Não falta muito para que o novo Citroën C3 2023 finalmente faça sua estreia. Aqui no Brasil, a fabricante está divulgando informações sobre o carro aos poucos com uma minissérie, indicando que o lançamento está bem próximo. A situação é bem diferente na Índia, onde alguns concessionários já afirmam que a estreia será na metade de julho e algumas lojas até já estão aceitando pedidos pelo hatchback.

De acordo com o site Autocar Índia, as concessionárias no país estão fazendo reservas do novo Citroën C3 2023 para os interessados, pedindo um sinal de 21.000 rúpias (R$ 1.292 pela cotação atual). Porém, os lojistas não falam mais nada sobre versões, preços ou motorizações. A única informação é que o lançamento será em meados de julho. É a mesma previsão para a chegada ao Brasil.

Na maior parte, o C3 indiano será igual ao brasileiro na parte visual. O projeto foi desenvolvido pensando nos dois mercados, ao invés de ser igual ao C3 vendido na Europa. Terá algumas diferenças, principalmente na motorização. Por aqui, espera-se que o hatch tenha o 1.0 Firefly de três cilindros da Fiat, usado por Argo e, mais recentemente, pelo Peugeot 208. Entregará os mesmos 75 cv e 10,7 kgfm, utilizando uma transmissão manual de 5 marchas. Já as versões mais caras terão o 1.6 de 118 cv e 15,5 kgfm, com a opção de câmbio automático de 6 posições.

É bem diferente na Índia, pois todos os sites locais apontam para o 1.2 PureTech turbo de três cilindros, que será produzido localmente. A potência ainda não foi divulgado, porém este motor é oferecido na Europa nas versões de 100 cv, 110 cv, 130 cv, 136 cv e 155 cv, o que dá um leque bem amplo. Considerando os outros rivais e as normas de emissões locais, a aposta mais segura é que tenha versões entre 100 cv e 130 cv. A transmissão deve ser uma manual de 5 marchas ou uma automatizada de dupla embreagem e 7 posições.

O novo Citroën C3 2023 será posicionado como um dos carros mais baratos do país, competindo bem mais com Renault Kwid e Fiat Mobi, pois terá 3,98 metros de comprimento. As imagens do interior mostram que será um carro bem básico em diversos pontos. Sempre aparece com ar-condicionado manual e um acabamento bem simples, por exemplo. Apesar disso, terá alguns equipamentos para atrair os clientes, como a central multimídia com tela de 10” e vidros elétricos.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com