As vendas diretas registraram uma evolução significativa em maio, quando representaram 48% dos 174.814 automóveis e comerciais leves emplacados no país – em abril esse percentual foi inferior a 42% e em março sequer chegaram a 37%. Líder pelo 21º mês seguido, a Fiat respondeu por 28,11% do total, com a Volkswagen (15,53%) em 2º e uma disputa acirrada entre Chevrolet (11,77%), Hyundai (11,51%) e Jeep (11,32%) pela 3ª posição.

Líder entre os automóveis na modalidade pela última vez em abril de 2020, o Hyundai HB20 (6.174) conquistou a posição de honra com quase 2/3 de seus registros fora do varejo, algo incomum nos últimos anos. Ausente das primeiras posições nos últimos meses por problemas de produção, o Volkswagen Gol (5.531) garantiu o 2º lugar, com o Fiat Mobi (4.729) completando o pódio.

Comparativo: 208 x Onix x HB20
Volkswagen Gol 1.6 automático
Fiat Mobi Like - movimento
Comparativo: Jeep Compass Sport vs. Renault Captur Iconic

Preferido no mês anterior e nº 1 entre os SUVs, o Compass (4.386) foi acompanhado pelo Renegade (3.919) no top 5. Em situação similar à do Gol, o VW Voyage (3.465) foi o 6º, garantindo a liderança entre os sedãs. Com forte crescimento nos últimos dias de maio, o Nissan Kicks (2.792) foi o 7º. Atrás do Fiat Cronos (2.619) por apenas 16 unidades, o Peugeot 208 (2.603) possivelmente sentiu o impacto da chegada da versão 1.0 ao mercado.

Líder no varejo, o Chevrolet Onix (1.528) foi apenas o 16º, vendendo menos do que a Chevrolet Spin (1.543). Único modelo de passeio da Citroën à venda até a chegada do novo C3, o C4 Cactus (1.431) teve nada menos do que 90% de seus emplacamentos através de vendas diretas.

Também do grupo Stellantis, o Peugeot 2008 (1.008) foi a quase 97%. Assim como em abril, os únicos modelos com total dependência da modalidade foram da Volvo: XC60 (279), XC40 (109), XC90 (108) e C40 (86). Em situação oposta, o novato Honda City Hacth (51) teve mais de 97% de suas unidades comercializadas no varejo.

POS. 

MODELO 

VENDAS DIRETAS 

% TOTAL 

MAI.22 (A) 

1º 

HYUNDAI HB20 

6.174 

64,09% 

9.634 

2º 

VW GOL 

5.531 

79,24% 

6.980 

3º 

FIAT MOBI 

4.729 

63,11% 

7.493 

4º 

JEEP COMPASS 

4.386 

74,04% 

5.924 

5º 

JEEP RENEGADE 

3.919 

71,40% 

5.489 

6º 

VW VOYAGE 

3.465 

98,69% 

3.511 

7º 

NISSAN KICKS 

2.792 

57,07% 

4.892 

8º 

FIAT CRONOS 

2.619 

71,13% 

3.682 

9º 

PEUGEOT 208 

2.603 

92,57% 

2.812 

10º 

CHEVROLET TRACKER 

2.201 

33,53% 

6.564 

11º 

HYUNDAI HB20S 

1.868 

62,20% 

3.003 

12º 

CHEVROLET ONIX PLUS 

1.829 

32,39% 

5.647 

13º 

VW T-CROSS 

1.810 

28,25% 

6.406 

14º 

FIAT ARGO 

1.617 

47,35% 

3.415 

15º 

CHEVROLET SPIN 

1.543 

80,11% 

1.926 

16º 

CHEVROLET ONIX 

1.528 

21,88% 

6.982 

17º 

HYUNDAI CRETA 

1.494 

23,30% 

6.411 

18º 

CITROËN C4 CACTUS 

1.431 

90,00% 

1.590 

19º 

TOYOTA COROLLA 

1.288 

30,89% 

4.169 

20º 

JEEP COMMANDER 

1.196 

85,12% 

1.405 

21º 

FIAT PULSE 

1.175 

23,74% 

4.950 

22º 

PEUGEOT 2008 

1.008 

96,74% 

1.042 

23º 

RENAULT SANDERO 

639 

58,68% 

1.089 

24º 

CHEVROLET CRUZE SEDAN 

502 

46,27% 

1.085 

25º 

TOYOTA COROLLA CROSS 

455 

11,65% 

3.905 

26º 

VW NIVUS 

441 

10,79% 

4.087 

27º 

TOYOTA YARIS HATCH 

394 

17,27% 

2.281 

28º 

TOYOTA YARIS SEDAN 

347 

25,65% 

1.353 

29º 

MITSUBISHI ECLIPSE CROSS 

322 

56,89% 

566 

30º 

RENAULT DUSTER 

314 

23,95% 

1.311 

31º 

RENAULT LOGAN 

280 

85,11% 

329 

32º 

VOLVO XC60 

279 

100,00% 

279 

33º 

HONDA CITY 

262 

10,99% 

2.383 

34º 

VW VIRTUS 

234 

39,53% 

592 

35º 

RENAULT KWID 

153 

5,55% 

2.757 

36º 

CHEVROLET TRAILBLAZER 

150 

71,77% 

209 

37º 

CAOA CHERY TIGGO 5X 

121 

13,18% 

918 

38º 

VOLVO XC40 

109 

100,00% 

109 

39º 

VOLVO XC90 

108 

100,00% 

108 

40º 

HYUNDAI TUCSON 

106 

67,95% 

156 

41º 

RENAULT CAPTUR 

101 

42,08% 

240 

42º 

VW TAOS 

89 

11,63% 

765 

43º 

VOLVO C40 

86 

100,00% 

86 

44º 

TOYOTA SW4 

80 

6,25% 

1.279 

45º 

CAOA CHERY TIGGO 8 

68 

10,76% 

632 

46º 

BMW X1 

55 

11,60% 

474 

47º 

PEUGEOT 3008 

55 

78,57% 

70 

48º 

AUDI Q5 

53 

63,86% 

83 

49º 

HONDA CITY HATCH 

51 

2,83% 

1.800 

50º 

FORD TERRITORY 

46 

40,35% 

114 

Fiat Strada Volcano 1.3 2021 (Teste BR)
Fiat Toro Ranch 2022
Chevrolet S10 Z71 2022

Novamente a campeã geral da modalidade, a Fiat Strada (8.745) teve mais de ¾ de seus registros na modalidade. Bem distante da líder, Fiat Toro (2.967) e Chevrolet S10 (2.067) repetiram as posições dos dois meses anteriores. De volta ao top 5, a VW Saveiro (1.448) emplacou apenas 8 unidades no varejo. Já as três picapes da Ram à venda por aqui – 1500, 2500 e 3500 – superaram os 90% de dependência.

POS. 

MODELO 

VENDAS DIRETAS 

% TOTAL 

MAI.22 (A) 

1º 

FIAT STRADA 

8.745 

75,83% 

11.532 

2º 

FIAT TORO 

2.967 

56,12% 

5.287 

3º 

CHEVROLET S10 

2.067 

76,13% 

2.715 

4º 

FIAT FIORINO 

1.521 

70,25% 

2.165 

5º 

VW SAVEIRO 

1.448 

99,45% 

1.456 

6º 

TOYOTA HILUX 

1.264 

30,49% 

4.145 

7º 

MITSUBISHI L200 

1.005 

55,25% 

1.819 

8º 

FORD RANGER 

512 

42,14% 

1.215 

9º 

RENAULT MASTER  

388 

33,16% 

1.170 

10º 

NISSAN FRONTIER 

287 

39,81% 

721 

11º 

PEUGEOT EXPERT 

248 

57,81% 

429 

12º 

CITROËN JUMPY 

246 

63,57% 

387 

13º 

FIAT DUCATO 

166 

67,21% 

247 

14º 

FORD MAVERICK 

143 

81,25% 

176 

15º 

RAM 2500 

98 

100,00% 

98 

16º 

RAM 3500 

86 

91,49% 

94 

17º 

RENAULT DUSTER OROCH 

52 

13,51% 

385 

18º 

VW / MAN EXPRESS 

40 

21,16% 

189 

19º 

RAM 1500 

32 

91,43% 

35 

20º 

FOTON AUMARK 1039 

12 

100,00% 

12 

21º 

IVECO DAILY 35-150 

11 

4,87% 

226 

22º 

HYUNDAI HR 

17,07% 

41 

23º 

CITROËN JUMPER 

57,14% 

24º 

PEUGEOT BOXER 

42,86% 

25º 

PEUGEOT PARTNER 

3,30% 

91 

26º 

AGRALE MARRUÁ 

100,00% 

27º 

FORD TRANSIT 

40,00% 

28º 

JAC T8 

100,00% 

29º 

KIA K2500 

0,82% 

245 

30º 

VW AMAROK  

4,26% 

47 

31º 

IVECO DAILY 

2,33% 

43 

Fonte: Fenabrave

Envie seu flagra! flagra@motor1.com