O avanço da eletrificação sobre a indústria automobilística mundial deverá gerar profundas mudanças na oferta de conjuntos mecânicos tradicionais. É o caso câmbio manual, que aos poucos está sendo deixado de lado pelos consumidores e sumindo da lista de opções das grandes montadoras. Na Mercedes-Benz, por exemplo, transmissões do tipo serão eliminadas gradualmente a partir de 2023 e poderão ser completamente extintas no futuro.

Falando à publicação alemã Automobilwoche, porta-voz da marca argumentou que os gostos dos compradores mudaram à medida que mais e mais pessoas preferem veículos híbridos, puramente elétricos e plug-in. "Com o aumento da eletrificação, vemos que a demanda do cliente está mudando para componentes de mobilidade elétrica, baterias e (parcialmente) sistemas de acionamento elétrico", disse.

Galeria: Mercedes-AMG CLA 35

Atualmente, apenas algumas versões de Classe A, Classe B e CLA contam com câmbio manual, além dos modelos comerciais da marca como Classe T, Sprinter e outros. São basicamente configurações de acesso, com motores menores e ofertadas em mercados específicos. Lançamentos recentes, como o Classe C de nova geração, contam unicamente com versões automáticas.

A decisão de eliminar aos poucos caixas manuais não é inédita dentro da Mercedes. Em 2020, o chefe de pesquisa e desenvolvimento da marca, Marcus Schaeffer, já havia falado sobre planos para "eliminar as transmissões manuais". O assunto volta à tona agora e acaba por reforçar as intenções da empresa.

Além da Mercedes, outra grande montadora alemã planeja seguir pelo mesmo caminho: a Volkswagen. Em 2021, a imprensa europeia adiantou que a transmissão começará a ser cortada do portfólio da marca em 2023 e sairá de cena completamente por volta de 2030. A decisão também tem relação direta com o avanço da eletrificação.

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