No 2º mês consecutivo de retração nas vendas de veículos novos, a China sentiu um forte baque. Afetado pelo aumento de casos de COVID e pela adoção de rigorosos lockdowns, o maior mercado mundial emplacou em abril menos de 1,2 milhão de unidades, 47,6% de retração em relação ao mesmo período de 2021 segundo a CAAM, associação de fabricantes.
De acordo com o Best Selling Cars Blog, este foi o pior resultado para um mês de abril em dez anos. O acumulado do quadrimestre (7,691 milhões), levemente positivo até março, agora é 12,1% inferior. Na disputa entre as montadoras, um momento histórico: com 102.247 unidades, a local BYD – 5ª colocada em março e apenas 14ª há um ano – conquistou uma liderança inédita, sendo a única do top 20 com resultado positivo (+129%).
Preferida de maneira ininterrupta desde agosto, a Volkswagen (67.278) – em queda de quase 60% - foi superada pela Toyota (98.969) pela 2ª posição. Além da BYD, a Changan (46.963), a Geely (42.253), a Wuling (35.147) e a Chery (33.970) garantiram cinco marcas nacionais no top 10. Destaque negativo pelo 2º mês seguido, a Audi (14.161) perdeu quase 80% dos compradores do ano passado e foi apenas a 17ª colocada.
POS. | MARCA | ABR.22 | % PART. 2022 | ABR.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | BYD | 102.247 | 8,7% | 44.606 | 2,0% | 129,2% |
2º | TOYOTA | 98.969 | 8,4% | 133.227 | 5,9% | -25,7% |
3º | VW | 67.278 | 5,7% | 167.003 | 7,4% | -59,7% |
4º | CHANGAN | 46.963 | 4,0% | 88.518 | 3,9% | -46,9% |
5º | GEELY | 42.253 | 3,6% | 80.435 | 3,6% | -47,5% |
6º | HONDA | 40.183 | 3,4% | 151.205 | 6,7% | -73,4% |
7º | NISSAN | 38.036 | 3,2% | 86.226 | 3,8% | -55,9% |
8º | WULING | 35.147 | 3,0% | 57.068 | 2,5% | -38,4% |
9º | CHERY | 33.970 | 2,9% | 53.478 | 2,4% | -36,5% |
10º | BMW | 31.372 | 2,7% | 59.176 | 2,6% | -47,0% |
11º | MERCEDES-BENZ | 29.460 | 2,5% | 62.884 | 2,8% | -53,2% |
12º | HAVAL | 29.125 | 2,5% | 55.018 | 2,4% | -47,1% |
13º | DONGFENG | 26.638 | 2,3% | 26.872 | 1,2% | -0,9% |
14º | GAC | 20.355 | 1,7% | 34.807 | 1,5% | -41,5% |
15º | BUICK | 16.008 | 1,4% | 49.271 | 2,2% | -67,5% |
16º | BAOJUN | 15.665 | 1,3% | - | - | - |
17º | AUDI | 14.161 | 1,2% | 68.008 | 3,0% | -79,2% |
18º | COS | 11.401 | 1,0% | - | - | - |
19º | MG | 10.361 | 0,9% | 25.440 | 1,1% | -59,3% |
20º | LINK & CO | 10.301 | 0,9% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 1.181.000 | 100,0% | 2.252.000 | 100,0% | -47,6% | |
ACUMULADO | 7.691.000 | 100,0% | 8.748.000 | 100,0% | -12,1% |
Entre os modelos, o elétrico Wuling Hongguag Mini EV (27.181) garantiu a liderança geral pelo 2º mês seguido, mas com vantagem reduzida em relação ao 2º e 3º colocados. Nº 1 no acumulado de 2022, o Nissan Sylphy (25.493) – nomenclatura local do Sentra – ficou menos de 400 unidades à frente do SUV BYD Song (25.108), este com seus novos recordes de vendas e de posicionamento.
O ótimo momento comercial da BYD foi completado com outros três modelos da marca no top 10: o QYN Plus (20.292), o Han (13.421) – este já à venda no Brasil – e o Dolphyn (12.040). Primeiro automóvel da marca a ser comercializado por aqui, o Tan – por lá chamado Tang – foi o 15º, com 10.131 unidades.
Com 13.416 unidades, o sedã Sagitar foi o único VW entre os 20 primeiros. O Mercedes Classe C L, com 11.837 unidades, foi o modelo premium mais vendido. Seguindo o comportamento do mercado em abril, Toyota Corolla (9.568) e Honda Civic (5.888) ficaram fora do top 20. Prejudicada pela paralisação de sua mega fábrica local, a Tesla não emplacou nenhum representante no top 50 após ver o Model Y como vice em março.
POS. | MODELO | ABR.22 | % PART. 2022 | ABR.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | WULING HONGGUANG MINI EV | 27.181 | 2,3% | 29.251 | 1,3% | -7,1% |
2º | NISSAN SYLPHY | 25.493 | 2,2% | 42.172 | 1,9% | -39,5% |
3º | BYD SONG | 25.108 | 2,1% | 15.740 | 0,7% | 59,5% |
4º | BYD QIN PLUS* | 20.292 | 1,7% | - | - | - |
5º | TOYOTA LEVIN | 16.549 | 1,4% | 20.770 | 0,9% | -20,3% |
6º | TOYOTA CAMRY | 16.452 | 1,4% | 17.234 | 0,8% | -4,5% |
7º | HAVAL H6 | 16.201 | 1,4% | 28.019 | 1,2% | -42,2% |
8º | BYD HAN* | 13.421 | 1,1% | - | - | - |
9º | VW SAGITAR* | 13.416 | 1,1% | - | - | - |
10º | BYD DOLPHIN* | 12.040 | 1,0% | - | - | - |
11º | CHANGAN CS75 | 11.977 | 1,0% | 23.750 | 1,1% | -49,6% |
12º | MERCEDES CLASSE C L | 11.837 | 1,0% | 15.500 | 0,7% | -23,6% |
13º | TOYOTA WILDLANDER* | 10.650 | 0,9% | - | - | - |
14º | GEELY BOYUE | 10.209 | 0,9% | 22.007 | 1,0% | -53,6% |
15º | BYD TANG* | 10.131 | 0,9% | - | - | - |
16º | BYD YUAN PLUS* | 10.100 | 0,9% | - | - | - |
17º | GEELY BINYUE* | 10.093 | 0,9% | - | - | - |
18º | BMW SÉRIE 3 L | 10.009 | 0,8% | 17.600 | 0,8% | -43,1% |
19º | BMW SÉRIE 5 L* | 9.975 | 0,8% | - | - | - |
20º | TOYOTA AVALON* | 9.875 | 0,8% | - | - | - |
21º | CHERY TIGGO 8 | 9.730 | 0,8% | 14.329 | 0,6% | -32,1% |
22º | TOYOTA COROLLA | 9.568 | 0,8% | 24.150 | 1,1% | -60,4% |
23º | VW LAVIDA | 8.442 | 0,7% | 31.033 | 1,4% | -72,8% |
24º | VW SANTANA | 8.212 | 0,7% | 13.899 | 0,6% | -40,9% |
25º | BAOJUN 530* | 8.138 | 0,7% | - | - | - |
26º | BMW X3 | 7.488 | 0,6% | 13.905 | 0,6% | -46,1% |
27º | HONDA ACCORD | 7.293 | 0,6% | 24.621 | 1,1% | -70,4% |
28º | COS X5* | 7.187 | 0,6% | - | - | - |
29º | DONGFENG AEOLUS E70* | 7.187 | 0,6% | - | - | - |
30º | LEAP MOTOR T03* | 7.156 | 0,6% | - | - | - |
31º | GEELY XINGYUE L* | 7.078 | 0,6% | - | - | - |
32º | MERCEDES GLC | 7.046 | 0,6% | 14.200 | 0,6% | -50,4% |
33º | CHANGAN CS55* | 6.849 | 0,6% | - | - | - |
34º | CHANGAN BENBEN* | 6.692 | 0,6% | - | - | - |
35º | JETOUR X70* | 6.681 | 0,6% | - | - | - |
36º | CHANGAN EADO | 6.600 | 0,6% | 16.183 | 0,7% | -59,2% |
37º | HONDA CR-V | 6.185 | 0,5% | 24.972 | 1,1% | -75,2% |
38º | CHERY TIGGO 7* | 6.165 | 0,5% | - | - | - |
39º | CHERY EQ1* | 6.086 | 0,5% | - | - | - |
40º | VW GOLF* | 6.033 | 0,5% | - | - | - |
41º | HONDA CIVIC | 5.888 | 0,5% | 21.548 | 1,0% | -72,7% |
42º | BUICK ENVISION* | 5.795 | 0,5% | - | - | - |
43º | VW TAYRON* | 5.711 | 0,5% | - | - | - |
44º | NETA V* | 5.694 | 0,5% | - | - | - |
45º | TOYOTA HIGHLANDER* | 5.659 | 0,5% | - | - | - |
46º | VW T-ROC* | 5.646 | 0,5% | - | - | - |
47º | CHERY ARRIZO 5* | 5.451 | 0,5% | - | - | - |
48º | CHANGAN UNI-V* | 5.426 | 0,5% | - | - | - |
49º | GAC AION Y* | 5.261 | 0,4% | - | - | - |
50º | TOYOTA FRONTLANDER* | 5.092 | 0,4% | - | - | - |
Observação: números de abril/21 indisponíveis para os modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog