Aproximadamente quatro meses depois da apresentação oficial, a Ford finalmente revela ao público os dados finais de potência e torque do preparado Bronco Raptor. Em anúncio nas redes sociais, o CEO da marca, Jim Farley, confirmou que a versão de alta performance off-road entrega exatamente 423 cv de potência e 60,7 kgfm de torque. Os números são extraídos do motor 3.0 V6 EcoBoost biturbo - o mesmo usado em outros modelos da empresa. 

O consumo oficial ficou em 6,3 km/l na cidade e 7,2 km/l na estrada - médias altas, porém compreensíveis levando em conta a proposta do carro e todas as modificações realizadas. O conjunto conta ainda com câmbio automático de 10 marchas (com trocas manuais por borboletas atrás do volante) e sistema 4x4 com caixa de transferência modificada. Detalhes do desempenho, como aceleração e velocidade final, não foram divulgados.

Galeria: Ford Bronco Raptor 2022

Entre outros diferenciais, o Bronco Raptor conta com sistema de Suspensão de Estabilidade Off-Road de Alto Desempenho (HOSS, na sigla em ingês), que acrescenta amortecedores semi-ativos Fox similares aos da F-150 Raptor. Os sensores monitoram a altura da suspensão e as condições do terreno para ajustar as configurações do amortecedor em milissegundos. 

Destaque ainda para as rodas de 17" com pneus BFGoodrich K02 de 37" que, segundo a Ford, são os maiores já oferecidos de série em um SUV nos Estados Unidos. Chamam atenção também a rigidez torcional 50% superior na comparação com as demais versões e a distância em relação ao solo de até 33,1 cm. 

Na gama de versões, o Bronco Raptor tem posicionamento de topo sobre as demais configurações Base, Outer Banks e Wildtrak oferecidas nos EUA. No segmento, é considerado um dos modelos mais capazes em termos de valentia off-road.

O principal concorrente é Jeep Wrangler Rubicon 392, igualmente preparado na comparação com as demais variantes do portfólio. Sob o capô, conta com motor 6.4 V8 e supera o Bronco ao entregar 476 cv 65 kgfm de torque.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com