Na última semana, a Harley-Davidson anunciou a paralisação temporária de duas de suas linhas de montagem nos EUA. As plantas ficarão paradas por duas semanas enquanto a empresa alega que está resolvendo uma questão com um fornecedor. Restava saber como isso afeta as operações da marca no Brasil.

Questionada pelo Motor1.com a Harley-Davidson do Brasil que a marca será de fato afetada por aqui por conta da produção suspensa nos EUA. Vale lembrar que a operação nacional da empresa conta com uma linha de montagem em Manaus (AM), responsável pela produção de todas as motos que a empresa vende por aqui. No entanto, elas são feitas por lá em regime CKD, onde as peças chegam importadas da matriz e somente a montagem final é realizada por aqui.

Harley-Davidson Fat Boy 2022
Harley-Davidson Fat Boy 2022

Como duas das fábricas da Harley ficarão paralisadas nos EUA, isso atrapalhará o fluxo de montagem da planta de Manaus da empresa. A marca, porém, não informou quando a linha precisará parar e nem por quanto tempo. Na capital do amazonas são montadas Sport Glide, Fat Bob, Low Rider S, Breakout, Fat boy, Heritage Classic, Road King Special, Road Glide Special, Street Glide Special, Road Glide Limited, Ultra Limited e CVO Road Glide Limited.

Apresentada em maio, a inédita Harley-Davidson Pan America já estava programada para chegar de fato às lojas somente no segundo semestre. Com a perspectiva de paralisação temporária na linha de montagem de Manaus, a empresa ainda não confirmou se as entregas da aventureira também serão atrasadas.

Por que a Harley-Davidson parou nos EUA?

Edição de lançamento do LiveWire S2 Del Mar 2023 - Pôr do sol
LiveWire S2 Del Mar 2023

A matriz da empresa afirmou que a paralisação de duas semanas em sua terra natal ocorreu devido a problemas na cadeia de fornecimento. Em nota, a Harley afirmou que "esta decisão, tomada com muita cautela, é baseada em informações fornecidas por um fornecedor terceirizado à Harley-Davidson no final da terça-feira (17/05) sobre uma questão de conformidade regulamentar relacionada à parte do componente do fornecedor".  

A montagem das motos elétricas da submarca LiveWire, que acabou de apresentar uma moto mais acessível chamada S2 Del Mar, continua normalmente. Isso leva a crer que o problema ocorreu com algum dos fornecedores de sistemas de controle de emissões de poluentes, como catalisadores por exemplo.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Após muita antecipação, a Harley-Davidson anunciou a chegada da Pan America para o mercado brasileiro. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800. O lote de lançamento sairá por R$ 139.995 até o final destas primeiras 120 unidades. Todas serão montadas em Manaus (AM) com peças importadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com