Em 19 de maio de 2022, a Harley-Davidson declarou que estava suspendendo oficialmente a operação de linhas de montagem nos EUA e a entrega de suas motos durante as próximas duas semanas devido a problemas na cadeia de fornecimento. Isto afetou as operações tanto em Menomonee Falls, Wisconsin, quanto em York, Pensilvânia.

Na declaração, a Harley afirma que "esta decisão, tomada com muita cautela, é baseada em informações fornecidas por um fornecedor terceirizado à Harley-Davidson no final da terça-feira (17/05) sobre uma questão de conformidade regulamentar relacionada à parte do componente do fornecedor".  

Harley-Davidson Nightster 2022

A declaração não dá mais informações sobre a natureza exata de tal questão, nem sobre qual fornecedor e/ou peça está envolvida. Em qualquer caso, é algo suficientemente sério para resultar no que será pelo menos uma parada de produção de duas semanas. A suspensão afetou somente a produção de modelos a combustão.

A montagem das motos elétricas da submarca LiveWire continua normalmente. Isso leva a crer que o problema ocorreu com algum dos fornecedores de sistemas de controle de emissões de poluentes, como catalisadores por exemplo. Procurada pelo Motor1.com, a Harley-Davidson do Brasil ainda não se pronunciou a respeito das consequências de tal paralização para nosso mercado. A empresa tem uma linha de montagem em Manaus (AM) que utiliza peças importadas dos EUA.

Edição de lançamento do LiveWire S2 Del Mar 2023 - Permanente
LiveWire S2 Del Mar 2023

A declaração da Harley-Davidson diz que está suspendendo a montagem e o embarque de veículos por duas semanas, mas quando a estação local de notícias Fox43 da Pensilvânia falou com os funcionários da Harley, eles relataram que o fechamento daquela fábrica não tinha data para acabar.

Os detalhes não estão completamente claros e não sabemos quantos funcionários são afetados por este fechamento, nem por quanto tempo. O relatório da Fox43 data de 18 de maio de 2022, enquanto a declaração oficial de Harley-Davidson veio um dia depois. 

A bolsa de valores respondeu a esta notícia com uma queda de 9% no preço das ações da Harley antes da abertura dos mercados na quinta-feira, 19 de maio de 2022. Os problemas da cadeia de fornecimento têm sido uma questão para a empresa, assim como tem sido para todos os fabricantes de motocicletas e muitos outros negócios em múltiplos setores. 

Esta não é a primeira vez que a Harley-Davidson tomou a decisão de interromper a produção. Em março de 2020, a marca suspendeu temporariamente toda a produção em suas instalações nos EUA por 10 dias, com o objetivo de "ajudar a apoiar a saúde dos funcionários e a reforçar ainda mais os esforços de contenção do coronavírus".

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM

Após muita antecipação, a Harley-Davidson anunciou a chegada da Pan America para o mercado brasileiro. A primeira grande aventureira da história da marca norte-americana será oferecida como linha 2022 e em versão única, a Special, mais completa da linha. Seus preços partirão de R$ 143.800. O lote de lançamento sairá por R$ 139.995 até o final destas primeiras 120 unidades. Todas serão montadas em Manaus (AM) com peças importadas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com