Após 37 anos de mercado e pelo menos 8 gerações, a manutenção do sedã Sonata no portfólio da Hyundai nos próximos anos parece seriamente comprometida. De acordo com informações publicadas pelo jornal coreano The Chosun Ilbo, o desenvolvimento de uma nova geração na Coreia do Sul está suspenso e o modelo como conhecemos hoje poderá sair de linha sem deixar sucessor direto.

A atual linhagem, lançada em 2019, enfrentou problemas desde a estreia por conta do design polêmico. Derrapou nas vendas em muitos mercados e acabou sofrendo também com a concorrência acirrada dos SUVs. Não por acaso, a Hyundai planejava pular a tradicional reestilização de meia-vida e acelerar o desenvolvimento da próxima geração para colocá-la no mercado o quanto antes, corrigindo principalmente a questão do visual.

Galeria: Hyundai Sonata N-Line 2021

Agora, porém, até mesmo essa ideia parece ter sido abortada. Fontes internas afirmam que, diante dos planos da Hyundai de vender apenas veículos elétricos a partir de 2035, não faz sentido gastar milhões de dólares no desenvolvimento de uma nova geração para um veículo equipado com motores de combustão interna que amarga vendas em queda.

Se confirmado o rumor, a Hyundai ficará pela primeira vez em décadas sem um representante no outrora importantíssimo segmento de sedãs grandes. A categoria, não faz muito tempo, era usada como termômetro para medir o sucesso da marca em mercados estrangeiros, como os Estados Unidos. Nesse nicho, muitos rivais do Sonata não conseguiram se manter à venda e já saíram de linha, como o Ford Fusion. Outros, como o Chevrolet Malibu, vivem na corda bamba.

Hyundai Sonata N-Line 2021

Considerado um dos veículos mais importantes da história da Hyundai, o Sonata vendeu em 40 anos de mercado cerca de 9,1 milhões de unidades. No ranking interno da marca, fica atrás apenas do Accent (10,1 milhões) e Elantra (14,4 milhões).

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