Aproximadamente três meses depois de aparecer em testes nas gélidas estradas da Suécia, o novo SUV de grande porte da Volkswagen para a China dá as caras por completo. Batizado de Tavendor, o modelo foi desenvolvido em parceria com a FAW e acaba de ser revelado em fotos 'vazadas' pelo Ministério da Indústria da República Popular. Chegará ao mercado em breve e ficará abaixo do Talagon (outro grandalhão exclusivo dos chineses).

Nas imagens, as linhas características da identidade visual da Volkswagen são facilmente reconhecíveis. Destaque para grade frontal integrada aos faróis, extenso vinco horizontal nas laterais e lanternas interligadas na traseira. Dependendo da versão, há formatos diferentes para os para-choques, modificações na grade frontal e desenhos próprios para as rodas.

Galeria: Volkswagen Tavendor - China

Ao todo, o Tavendor mede 4,93 metros de comprimento, 2,01 m de largura e 1,75 m de altura. Para efeito de comparação, o irmão maior Talagon mede 5,15 metros de comprimento, iguais 2 metros de largura e 1,79 m de altura. Nos dois casos, a distância entre-eixos é de 2,98 metros. Ambos são produzidos e vendidos pela Volkswagen em parceria com a FAW.

Outra joint-venture local, mantida com a SAIC, comercializa modelos equivalentes. O Teramont, com 5,05 metros de comprimento, é equivalente ao Talagon, ao passo que o Teramont X, com 4,91 metros, é análogo ao Tavendor.

Na mecânica, o motor será o conhecido 2.0 TSI com duas opções de potência e sempre associado ao câmbio automatizado DSG de 7 marchas e dupla embreagem. Tração integral será opcional. A plataforma é a conhecida base modular MQB, em versão alongada para sustentar o porte do SUV (e dos demais irmãos, que também usam a mesma arquitetura).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com