A linha de modelos com visual clássico da BMW, representada hoje pelas R nineT e R18, é sem dúvida uma das mais populares em todo o segmento retrô. Tais motos se diferenciam do resto da linha de modelos da BMW voltados para o desempenho e acaba que atraindo  um outro público para a empresa. Não é nenhuma surpresa, na verdade, que a BMW procure capitalizar ainda mais o segmento neo-retrô.

Sabemos que as estradeiras têm um lugar especial no coração da BMW. Muitos de seus modelos anteriores inspiraram o estilo de modelos como a R18 e o R nineT. Agora, mais uma estradeira da marca bávara pode estar no forno e usará o nome R12. Rumores sobre uma irmã menor da R18 circulam desde que a moto apareceu com o gigante motor boxer de 1.800 cm³. Parece que tais rumores sobre a moto podem se tornar realidade em breve.

BMW R18 Wunderlich Accessories

O nome R12 foi recentemente registrado pela BMW nos Estados Unidos, Japão, Austrália e Alemanha. Arquivado em 17 de dezembro de 2021, o escritório europeu de propriedade intelectual aceitou o pedido em 17 de fevereiro. Em junho de 2022, a BMW terá o direito de usar o nome da maneira que lhe for mais conveniente até 2031, estando sujeito a renovação e extensão. Já vimos empresas registrarem marcas e patentes que nunca chegaram às ruas.

Se uma BMW R12 estradeira venha a se tornar uma realidade, o que poderia ser? Bem, a publicação italiana Moto.IT teve algumas ideias. A BMW entrou no mundo das estradeiras em 1997 com a R 1200 C. Ela foi a única da categoria na história recente da BMW a usar um motor próximo a 1.200 cm³. É possível a R12 venha a utilizar um boxer bicilíndrico derivado daquele encontrado na atual R 1250 GS.

2021 BWM R nineT Pure Option 719 - Twisties, Left

A R12, caso se torne uma realidade, certamente ficará entre a R nineT e a grande R18. Como tal, talvez seja uma estradeira mais tradicional. Em termos de estilo, podemos esperar que o motor assuma o centro das atenções, com uma carroceria minimalista, linhas elegantes e componentes premium. Dito isto, até que a BMW revele mais informações desta moto, o céu é o limite.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

A Harley-Davidson Pan America foi lançada há mais de um ano para o mercado norte-americano e as primeiras unidades da inédita big trail da empresa começam a chegar às lojas brasileiras a partir do segundo semestre. Nós já dirigimos a novidade.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com