O novo Honda Civic Type R está chegando, finalmente. Começamos a ver protótipos camuflados há quase um ano, seguidos pela campanha oficial da Honda que começou em outubro de 2021. Agora, a campanha de teaser do esportivo chega aos Estados Unidos com uma aparição planejada do protótipo Type R para o início de julho, em Ohio.

Especificamente, a Honda estará presente durante o evento da NTT IndyCar Series no Mid-Ohio Sports Car Course de 1 a 3 de julho. Considerando que a corrida principal é a Honda Indy 200, não deve ser surpresa que a montadora terá uma grande presença na pista naquele fim de semana. É um momento ideal para dar aos fãs da Honda uma amostra do novo Civic Type R, embora, infelizmente, não seja a revelação oficial que estavamos esperando. O protótipo ainda vai aparecer camuflado, embora a Honda planeje colocar o hot hatch na pista para dar algumas voltas de exibição. O Type R também vai puxar a fila para da Fórmula Indy em 3 de julho. 

Galeria: Novo Honda Civic Type R Teaser

Esta ocasião marca a primeira aparição oficial da nova geração do Civic Type R nos Estados Unidos. Porém, certamente não é a primeira vez que o vemos na pista. Fotos de flagra pegaram unidades do Civic Type R de teste dando voltas em várias momentos em Nurburgring. Mais recentemente, a Honda lançou um vídeo teaser oficial de um carro de teste andando forte em Suzuka, que estabeleceu um novo recorde entre carros de tração dianteira (FWD), que foi mantido pelo atual Civic Type R. Seu tempo de volta foi de 2 minutos e 23,1 segundos - quase um segundo mais rápido do que o anterior.

Já vimos muitos Civic Type R de teste, mas a Honda ainda está cautelosa sobre em revelar mais informações da nova geração do hot hatch. Rumores apontam que o novo Type R poderia vir com um novo motor híbrido gerando potência acima de 400 cv de potência, mas com o recente vídeo do carro em Suzuka, isso parece muito improvável. Uma evolução do atual motor 4 cilindros 2.0 turbo é uma suposição segura, gerando um pouco mais de potência distribuída através de um câmbio manual.

Com a Honda planejando de mostrar seu protótipo camuflado em julho, isso significa que a estreia oficial do Civic Type R 2023 ainda está a pelo menos alguns meses de distância. E o melhor: o hot hatch também está confirmado para o Brasil. 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com