No ano passado, a Royal Enfield estreou no mercado brasileiro a Meteor 350. Além de uma das poucas opções de estradeira média acessível por aqui, a moto também trouxe pela primeira vez o Tripper, sistema de navegação por GPS que exibe as informações asso a passou por meio de uma tela e pareamento via Bluetooth. O equipamento também vem de série na Himalayan desde a introdução da linha 2022, no último mês de setembro.

Apesar de as motos serem fabricadas na Índia, a Royal Enfield também não conseguiu escapar da crise de fornecimento de chips. Desde 1 de maio, a marca parou de oferecer o GPS Tripper de série para Meteor e Himalayan. Até o momento, são as duas únicas motos que traziam o equipamento de fábrica.

Royal Enfield Himalayan 2022

De acordo com matriz indiana da Royal Enfield, a medida foi tomada como forma de combater a atual crise global de fornecimento de semicondutores. O sistema de navegação por GPS Tripper passará a ser vendido somente como equipamento opcional, tanto na estradeira quando na aventureira. O preço do item separado ainda não foi divulgado.

Aqui no Brasil, algo parecido aconteceu com a linha 2023 do Chevrolet Onix. A novidade chegou mais cara e deixou de oferecer o ar-condicionado automático de série, também por conta da falta de semicondutores. O sedã Onix Plus também foi afetado, perdeu o item e ficou mais caro.

No entanto, ao menos na Índia, a Royal Enfield anunciou a retirada do GPS Tripper na Meteor e na Himalayan, mas as motos ficaram mais baratas. Os preços da dupla no mercado indiano foi reduzido em cerca de 4.000 rúpias (R$ 260) exatamente por conta da subtração do equipamento.

Até o momento, a Royal Enfield ainda não informou se isso deve ou não afetar as unidades que são exportadas para outros países. Vale lembrar que, até o momento, somente a Índia conta com fábricas da marca. As motos brasileiras vêm de lá e a operação nacional da empresa ainda não se pronunciou sobre este tema.

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