Se você estiver lendo isto, é provável que você goste de andar de motocicleta. No entanto, o grupo belga de pesquisa Vias não estava tão preocupado com o porquê dos motociclistas se locomoverem sobre duas rodas. Ao invés disso, os pesquisadores perguntaram a 2.963 motociclistas (maiores de 16 anos) como eles gostam de usar suas motocicletas.

Depois de analisar os dados, Vias determinou que os motociclistas se enquadram em 8 classificações diferentes. Em primeiro lugar, há o Time-Optimizer (otimizador de tempo). Este usuário costuma recorrer à motocicleta ou à scooter para reduzir o tempo de viagem, mas só utiliza quando as condições de tempo permitirem. Os Time-Optimizers são um grupo grande, representando 11,6% dos entrevistados. O usuário Multimodal também prefere andar de moto com clima bom, mas usa uma motocicleta junto com outras formas de transporte. Este grupo compreende 11% dos motociclistas entrevistados.

No extremo oposto do espectro, temos o Piloto Incondicional. Como o nome sugere, estes motociclistas vão utilizar a moto independentemente da hora do dia e das condições. Apenas 9,5% dos pesquisados se enquadram nesta classe. Por outro lado, o Tático mantém todas as suas opções de mobilidade em aberto, optando pelo uso de motocicleta quando o veículo é a melhor opção. Dos incluídos na pesquisa, 18,2% usam as motocicletas desta forma.

Depois há o Good-Vibe Seeker (pilotam por diversão). Este motociclista prioriza o prazer em detrimento do utilitarismo. Como resultado, os Good-Vibe Seekers raramente saem quando o tempo fica úmido e são 14,2% dos entrevistados na pesquisa. Há ainda o motociclista Time-For-Me (tempo para mim), que também usa a moto para atividades de lazer, mas a motocicleta ou a scooter pode ajudá-los a escapar da pressão do trabalho e da vida familiar também. Este grupo constitui a maior parcela dos sujeitos do estudo com 18,8%.

Já o Usuário Diário recorre à moto regularmente. Semelhante ao Piloto Incondicional, o Usuário Diário não deixa que o tempo o impeça de de usar a moto. Somente 7,5% dos motociclistas se enquadram nesta classificação. Finalmente, temos o Lifer. Este motociclista anda em duas rodas desde muito jovem, representando apenas 9,2% dos condutores na pesquisa. É claro que a maioria dos Lifers também usa um veículo de quatro rodas em sua rotina, mas eles ainda representam uma população dedicada da comunidade motociclística.

Se a pesquisa Vias ensina alguma coisa condutores de motos é que as pessoas abraçam a vida em duas rodas de forma diferente e semelhante ao mesmo tempo. No final, a maneira como você se aproveita das motocicletas é o mais importante. Em que categoria você se enquadra?

Envie seu flagra! flagra@motor1.com