Os fabricantes chineses de motocicletas há muito tempo têm má reputação pelas "homenagens" às motos conhecidas. São conhecidos os casos de engenharia reversa que resultam em cópias simplificadas de modelos famosos e que acabam sendo posteriormente vendidos na China por uma fração do preço.
Embora isto possa ser verdade até certo ponto hoje, não há como negar que as empresas chinesas estão revivendo diversas marcas clássicas do passado. Se os fabricantes chineses estão ou não sendo mais originais fica aberto à discussão. O que temos para discutir hoje, no entanto, é uma nova grande estradeira apresentada pela Gaokin, uma empresa chinesa popular com vínculos com alguns fabricantes europeus.
A Chongqing Gaokin Industry Co. é a empresa por trás de uma marca que talvez você não conheça: a Brixton. Empresa de inspiração britânica é responsável por motos como a linha Crossfire 500, bem como a Cromwell 1200, que foi exibida no EICMA 2021 e que lembra muito uma Triumph Bonneville. A marca é então distribuída em várias partes da Europa pela empresa austríaca KSR. Então a nova estradeira tem chances de ir para o Velho Continente também, mas será que tem o que é preciso para isso?
Para começar, a Thor GK 1000, como foi nomeada a moto, é diferente de tudo o que já vimos de qualquer fabricante chinês no passado. Claramente, ela se inspira no visual das grandes estradeiras norte-americanas, embora adotando uma estética mais esportiva e compacta. Este é um segmento que nunca decolou realmente na Europa e na Ásia. Talvez a intenção da Thor GK 1000 fazer uma nova tentativa.
Outra coisa interessante a se notar sobre a Thor GK 1000 é seu motor totalmente novo. A Gaokin poderia muito facilmente ter reutilizado o motor do Cromwell 1200 (bicilíndrico paralelo) para a estradeira ter algo como um clone da Bonneville Bobber. No entanto, a chinesa decidiu que um motor em V totalmente novo seria uma melhor combinação para a motocicleta. São 997 cm³ e cerca de 90 cv de potência. A velocidade máxima declarada é de 198 km/h.
A Gaokin ainda vai além na hora de tentar trazer uma experiência mais premium. A Thor já traz modos de pilotagem, controle de tração e ABS. Ela também usa componentes de suspensão KYB em ambas as extremidades. O painel de instrumentos totalmente digital conta com conectividade via Bluetooth. Na China, a Thor GK 1000 está saindo pelo equivalente a US$ 7.704 (R$ 37.952).
Fonte: Moto.IT
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Oficial: Honda deixa de oferecer a Forza 350 no Brasil
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
Black Friday GM tem oferta em toda linha em até 30 vezes em juros
Yamaha oferece Fluo 2025 com taxa zero até o final do ano
Semana Motor1.com: nova Triton 2026, Hilux 2025, Tiguan nos EUA e mais
Triumph oferece até R$ 14.000 de desconto na Tiger 1200 e outras motos