page ad skin

Você teria uma "Harley" chinesa? Gaokin apresenta a Thor GK 1000

Será que está grande estradeira com pretensões esportivas teria espaço no Brasil?

Chinese Manufacturer Gaokin Introduces The Thor GK 1000 Cruiser

Os fabricantes chineses de motocicletas há muito tempo têm má reputação pelas "homenagens" às motos conhecidas. São conhecidos os casos de engenharia reversa que resultam em cópias simplificadas de modelos famosos e que acabam sendo posteriormente  vendidos na China por uma fração do preço.

Embora isto possa ser verdade até certo ponto hoje, não há como negar que as empresas chinesas estão revivendo diversas marcas clássicas do passado. Se os fabricantes chineses estão ou não sendo mais originais fica aberto à discussão. O que temos para discutir hoje, no entanto, é uma nova grande estradeira apresentada pela Gaokin, uma empresa chinesa popular com vínculos com alguns fabricantes europeus.

Chinese Manufacturer Gaokin Introduces The Thor GK 1000 Cruiser

A Chongqing Gaokin Industry Co. é a empresa por trás de uma marca que talvez você não conheça: a Brixton. Empresa de inspiração britânica é responsável por motos como a linha Crossfire 500, bem como a Cromwell 1200, que foi exibida no EICMA 2021 e que lembra muito uma Triumph Bonneville. A marca é então distribuída em várias partes da Europa pela empresa austríaca KSR. Então a nova estradeira tem chances de ir para o Velho Continente também, mas será que tem o que é preciso para isso?

Para começar, a Thor GK 1000, como foi nomeada a moto, é diferente de tudo o que já vimos de qualquer fabricante chinês no passado. Claramente, ela se inspira no visual das grandes estradeiras norte-americanas, embora adotando uma estética mais esportiva e compacta. Este é um segmento que nunca decolou realmente na Europa e na Ásia. Talvez a intenção da Thor GK 1000 fazer uma nova tentativa.

Outra coisa interessante a se notar sobre a Thor GK 1000 é seu motor totalmente novo. A Gaokin poderia muito facilmente ter reutilizado o motor do Cromwell 1200 (bicilíndrico paralelo) para a estradeira ter algo como um clone da Bonneville Bobber. No entanto, a chinesa decidiu que um motor em V totalmente novo seria uma melhor combinação para a motocicleta. São 997 cm³ e cerca de 90 cv de potência. A velocidade máxima declarada é de 198 km/h.

A Gaokin ainda vai além na hora de tentar trazer uma experiência mais premium. A Thor já traz modos de pilotagem, controle de tração e ABS. Ela também usa componentes de suspensão KYB em ambas as extremidades. O painel de instrumentos totalmente digital conta com conectividade via Bluetooth. Na China, a Thor GK 1000 está saindo pelo equivalente a US$ 7.704 (R$ 37.952).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários