Fora de linha no Brasil desde o final de dezembro de 2021, o Fiat Cronos com motor 1.8 E.torQ continua firme e forte na Argentina, tanto que ganhou por lá uma nova série especial batizada de HGT – que em terras tupiniquins foi comercializada como uma versão fixa. Segundo a marca, a série especial terá produção limitada de 550 unidades.

Produzido na fábrica de Córdoba, na Argentina, o novo Cronos HGT chega com apelo mais esportivo e baseado na versão Precision. As diferenças visuais ficam por conta dos detalhes em preto na carroceria, à exemplo da grade dianteira, capa dos espelhos retrovisores e as rodas de liga-leve de 17 polegadas. O teto também recebe a tonalidade escura, idem para o pequeno spoiler posicionado na tampa do porta-malas, com os emblemas também recebendo o acabamento totalmente preto. Por fim, o logo HGT é posicionado à direita na tampa traseira.

EXP_FIAT CRONOS-36
Cópia de EXP_FIAT CRONOS 2-85
EXP_FIAT CRONOS 2-17

Debaixo do capô o Cronos HGT argentino traz o famigerado motor 1.8 E.torQ, que por lá bebe somente gasolina e assim rende seus 130 cv de potência e 18,56 kgfm de torque. O propulsor trabalha sempre com um câmbio manual de 6 marchas, enquanto que, quando foi oferecida no Brasil, a versão HGT do sedã trazia apenas transmissão automática de 6 velocidades.

Por dentro, o Cronos HGT hermano soma revestimento do teto em preto, enquanto o revestimento dos bancos é feito (nas palavras da Fiat Argentina) em couro ecológico. O painel tem acabamento preto e apliques cromados, enquanto a central multimídia Uconnect é destacada no painel e traz suporte a Apple CarPlay e Android Auto.

Galeria: Fiat Cronos HGT (Argentina)

Entre os itens de série, o sedã traz ar-condicionado digital automático, volante com ajuste de altura e profundidade, câmera de ré, retrovisores com rebatimento automático e luz de cortesia, alerta de pressão dos pneus, 2 airbags frontais, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas e sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis.

Em janeiro deste ano a Fiat tinha divulgado seu calendário de lançamentos para o mercado argentino, que já previa o lançamento de duas séries especiais do Cronos. Ao contrário do esperado, uma delas (Cronos HGT) não veio com motor 1.3 e sim com o 1.8 aspirado.
Com produção local, o sedã continuará recebendo uma atenção especial marca, já que a Fiat quer manter o Cronos como o carro mais vendido na Argentina. O preço do Cronos HGT será de 3.178.100 pesos (R$ 128.753 em conversão direta).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com