Uma nova geração da picape Amarok está em andamento. É um produto fruto da parceria entre a VW e a Ford, e como tal, compartilha sua plataforma com a Ranger da atual geração que estreou no ano passado. Ainda estamos esperando a estreia da nova Amarok, mas enquanto isso, a Ranger Raptor também estreou em fevereiro mundialmente. Para alguns, isso levantou uma questão: uma versão Raptor da Amarok estaria nos planos?

A resposta muito curta para essa pergunta é não, de acordo com o site CarsGuide. A agência de notícias australiana cita um porta-voz da Ford falando à mídia no mês passado, que definitivamente enterrou a possibilidade de uma Amarok de alto desempenho compartihando peças da Ranger Raptor. A reportagem afirma que a tecnologia da Ranger Raptor permanecerá exclusiva para ela, embora aparentemente a VW tenha pelo menos levantado a possibilidade de criar um Amarok Raptor com a Ford. Se surgir uma Amarok de alto desempenho no futuro da VW, ela será desenvolvida pela própria montadora.

Imagens de espião Volkswagen Amarok
Flagra da nova geração da Volkswagen Amarok

Por enquanto, a nova Amarok padrão precisa chegar antes que possamos refletir sobre uma versão de alto desempenho. As notícias sobre a nova geração da Amarok foram até discretas neste ano, com a última notícia concreta da picape sendo em fevereiro, quando ela apareceu camuflada. Alguns dias antes, a VW lançou alguns esboços da picape que adiantavam um pouco de seu desenho final. Como era de se esperar, há uma forte semelhança com a Ranger, especialmente quando vista de lado. A VW mudará a chapa de metal em algumas partes, e obviamente usará uma cara nova. As opções de motores não são conhecidas, mas acreditamos que ela vai usar os propulsores diesel da VW.

Galeria: Nova Volkswagen Amarok 2023 (teasers)

Outra questão é se a nova Amarok acabará chegando no mercado norte-americano. A resposta também é um forte não, ao menos no lançamento e provavelmente por muitos anos. Isso pode mudar , no entanto, apenas se o segmento de picapes pequenas e médias continuar crescendo nos Estados Unidos.

Recentemente, o CEO da VW, Herbert Diess, foi citado no 60 Minutes dizendo que a fabricante tinha que se tornar relevante novamente nos Estados Unidos. Com as picapes sendo os veículos mais vendidos nos EUA por uma margem significativa, não se pode deixar de perguntar por que a VW não comercializaria uma caminhonete em um país onde há tanta demanda por uma.

Ouça o podcast do Motor1.com:

 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com