O carro do futuro terá plataformas do futuro. Pode parecer redundante, mas é isso que a Stellantis e a Qualcomm Technologies estão se preparando para fazer. A parceira tem como objetivo oferecer sistemas orientados a software capazes de fornecer a última geração de serviços digitais para os carros do grupo.

A Stellantis adotará o chassi digital Snapdragon da empresa britânica em todas as suas 14 marcas, começando pela Maserati, que será a primeira a oferecê-lo em seus carros. O sistema Snapdragon é baseado em tecnologia projetada para veículos inteligentes, conectados e altamente personalizáveis.

O novo cérebro do STLA SmartCockpit

Mais especificamente, a plataforma Snapdragon será usada para criar sistemas avançados de infoentretenimento como o STLA SmartCockpit, que é o resultado da colaboração da Stellantis com a Amazon e a Foxconn.

Através da Qualcomm Technologies, os carros do grupo irão explorar todo o potencial das interfaces modernas em termos de gráficos, controles de voz e serviços digitais. A plataforma Snapdragon também será usada para levar a inteligência artificial do STLA Brain ao próximo nível e para definir uma experiência cada vez mais personalizada para os usuários, de acordo com seus hábitos e preferências.

Foto - Stellantis Piano Strategico lungo termine

Plataformas cada vez mais "inteligentes

Carlos Tavares, CEO da Stellantis, pensa que esta colaboração "permitirá integrar verticalmente alguns elementos-chave das novas plataformas e encurtar toda a cadeia de fornecimento eletrônico".

"Ao criar plataformas automotivas abertas, escaláveis e globais, abrangendo semicondutores, sistemas, software, serviços, oferecemos a Stellantis todo o potencial, bem como um ecossistema automotivo mais amplo, para impulsionar a transformação para a era digital dos automóveis", diz Cristiano Amon, presidente e CEO da Qualcomm.

Galeria: Stellantis - Plano estratégico até 2030

Envie seu flagra! flagra@motor1.com