A onda das chamadas NFTs chegou ao mundo automotivo. A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira a Digital Garage, plataforma de itens colecionáveis criados pela marca alemã para seus fãs. Com isso a montadora é a primeira marca no país a disponibilizar uma coleção de cartões digitais em NFT, que agrega desde cards com carros que marcaram época até modelos mais modernos.

Em resumo, agora você pode ter sua própria garagem virtual montada com cards colecionáveis em NFT com carros da Volkswagen de diversas épocas. Vale dizer antes o que é NFT: NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. O NFT pode ser a combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo ou objeto) com um contrato inteligente registrado em blockchain, arquivo que garante a autenticidade da NFT e torna esse item único e, por isso, insubstituível.

O registro em blockchain é um histórico sobre aquele arquivo digital, ou seja, uma base de dados com a tecnologia de registro compartilhado e imutável. Nesse arquivo constam informações sobre quem criou, registrou, comprou e já teve (ou tem) um determinado item NFT ao longo do tempo. Embora uma imagem possa ser reproduzida (ou copiada) várias vezes, quem tem a posse do registro da NFT do item que é o proprietário real.

Para começar a Digital Garage, a Volkswagen está lançando duas coleções batizadas de GT Collection e Pen&Paper. A linha “GT Collection” conta com modelos GT, GTS e GTI que compõem as 23 opções de cards disponíveis, entre versões específicas de modelos como Gol, Polo e Virtus, todos em desenhos mais elaborados ou finalizados digitalmente.

Já a coleção “Pen&Paper” (caneta e papel, em português) reúne 45 itens na coleção, vindo com modelos consagrados da marca à exemplo de Santana, Kombi, Brasília, up! SP2, Fusca, Gol, entre outros. Esses cards trazem um visual mais básico de desenhos feitos à mão, que foram feitos pelo em estilo livre pelo time de designers da VW Brasil.

Para ter acesso a Digital Garage, basta acessar o site oficial e fazer um cadastro para ter sua garagem digital composta pelos cards, que são pagos à parte. Quem se interessar por pode comprar os pacotes colecionáveis, que estarão disponíveis em três níveis de raridade no melhor estilo de figurinhas de álbum da Copa do Mundo, só que disponível apenas digitalmente. Os níveis são: hero, premium e legend. Os cards “hero” são os mais comuns e respondem por por cerca de 80% das imagens, os “premium” representam aproximadamente 15%, enquanto os “legend” são os mais raros e estão em menos de 5% dos pacotes.

De acordo com a VW, os cards serão vendidos no próprio site Digital Garage em três opções aleatórias, com cada pacote contendo 3 cards e custando R$ 50. A montadora oferece um pacote especial de 5 cards que custa R$ 75, que segundo a marca aumenta as chances de obter cards mais raros. O pagamento poderá ser feito com cartão, via Pix ou até mesmo com criptomoedas.

Galeria: Digital Garage VW (cards em NFT)

Num primeiro momento, a plataforma Digital Garage terá coleções apenas digitais, mas no futuro a VW planeja que, em futuras coleções, experiências e itens físicos poderão ser associados às NFTs da marca. Leilões com desenhos únicos feitos pela equipe Design da VW e uma plataforma de vendas para revenda de cards entre os colecionadores também estão nos planos da marca para as próximas etapas.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com