Lançado no mercado brasileiro na última segunda-feira (4), o Jeep Compass S 4xe 2023 não demorou para cair nas graças do público. Prova disso foi a procura recorde verificada pela marca no período inicial de oferta, com mais de 200 unidades reservadas em apenas 5 horas - um feito e tanto para uma versão de nicho que custa R$ 349.990. A demanda foi bem acima da expectativa inicial da empresa, de 120 unidades por mês.

"Selecionamos 40 dealers de acordo com a avaliação de demanda nas cinco regiões do Brasil para a venda do Compass 4xe. O volume comercializado é equivalente a mais de dois meses das vendas esperadas para o Compass 4xe”, destaca Everton Kurdejak, vice-presidente sênior de operações comerciais da Jeep para o Brasil. Procurada por Motor1.com, a marca explica que todos os pedidos foram feitos por clientes finais, não incluindo os carros de test-drive das concessionárias.

Galeria: Jeep Compass 4xe (Brasil)

Posicionado no topo da gama, o Compass S 4xe 2023 chega importado da Itália e se diferencia por ser o primeiro veículo eletrificado da marca por aqui. O conjunto mecânico combina um motor a combustão com um propulsor elétrico e, por ser híbrido do tipo plug-in, adiciona bateria de maior capacidade. Dessa forma, oferece mais autonomia no modo elétrico e a vantagem de ser recarregado na tomada.

O conjunto híbrido conta com tração integral diferente do tradicional, chamado pela marca de eAWD. Enquanto o eixo dianteiro é alimentado pelo novo motor 1.3 turbo, o eixo traseiro é tocado por um motor elétrico. A potência combinada fica na faixa dos 240 cv, sendo 180 cv do 1.3 e mais 60 cv do bloco elétrico. A bateria de íons-lítio tem capacidade de 11,4 kWh e garante sozinha autonomia de 44 km. Já em conjunto, o sistema híbrido oferece alcance de 927 km.

Jeep Compass 4xe_ambientadas (18)

Os números de consumo ficam em 25,4 km/litro na cidade (situação em que o motor elétrico é mais usado) e 24,2 km/litro na estrada. Para a recarga da bateria, o tempo varia de acordo com a fonte de alimentação e o nível da tensão. Usando o carregador portátil em uma tomada tradicional de 3 pinos (110V ou 220V), a bateria pode ser totalmente recarregada em tempo que varia de 4h a 20 horas. Já a recarga no Wallbox de 7,4 kW varia de 100 minutos até 9 horas no modo mais lento.

Dados de fábrica indicam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e velocidade máxima de 206 km/h (usando o sistema híbrido em sua totalidade ou 130 km/h (rodando somente com o motor elétrico).

Envie seu flagra! flagra@motor1.com